Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19205
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
millenacostalemesdasilva.pdf2.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os contos clássicos e a formação leitora de crianças em fase de alfabetização
Autor(es): Silva, Millena Costa Lemes da
Primeiro Orientador: Prado, Suzana Lima Vargas do
Membro da banca: Andrade, Silvana de Souza
Membro da banca: Alcântara, Queilla Adriana de
Resumo: Este estudo destacou a presença dos contos clássicos durante o processo de aprendizagem da leitura em turmas de alfabetização. O interesse pela pesquisa derivou das vivências e estudos realizados em disciplinas e estágios do curso de Pedagogia, com ênfase nas áreas de Literatura Infantil e Práticas de Ensino da Leitura. Durante o estudo, abordamos a herança cultural dos contos clássicos como instrumento potente para a formação leitora; fornecemos subsídios teóricos e práticos para a avaliação e seleção dos contos clássicos e, por fim, analisamos a sequência básica para o ensino dos contos clássicos desenvolvida em uma turma de alfabetização, conforme modelo didático descrito por Cosson (2022). Trata-se de uma pesquisa-ação, com foco na observação, registro, análise, classificação e interpretação dos dados e informações obtidas no curso do processo. O corpus de contos clássicos selecionado para a pesquisa - O Patinho Feio, João e o Pé de Feijão e A Bela e a Fera - é exemplar no sentido das experiências estéticas e literárias proporcionadas às crianças em fase de alfabetização. O trabalho foi estruturado em seis capítulos que buscam articular os fundamentos teóricos, o percurso metodológico e a análise das práticas pedagógicas desenvolvidas com os contos clássicos na alfabetização. Os resultados obtidos apontaram que a literatura precisa ocupar mais espaços nas práticas de ensino, não apenas voltadas para a formação do leitor, mas para a formação integral da criança como sujeito. As vivências com a leitura dos contos clássicos, nesta pesquisa, revelaram-se potentes, tanto por sua riqueza simbólica quanto por sua capacidade de provocar discussões e aprendizagens profundas. Além disso, ficou evidenciado que os contos clássicos, embora façam parte do imaginário coletivo, nem sempre estão presentes de forma sistematizada nas salas de aula, o que reforçou a urgência de continuidade dos estudos na área para se pensar em um currículo literário estruturado, que contemple, ao longo da escolarização básica, uma progressão no estudo das obras, de forma a superar a crença de que a leitura literária pode ser uma prática opcional no cotidiano da escola.
Abstract: This study highlights the presence of classic tales in the process of learning to read in early literacy classrooms. The interest in this research stemmed from studies and experiences during coursework and internships in the Pedagogy program, with an emphasis on Children's Literature and Reading Instruction Practices. The research aims to discuss the rich cultural heritage of classic tales as a powerful tool for reading development; to provide theoretical and practical support that contributes to the evaluation and selection of classic tales; and, finally, to analyze a didactic sequence for teaching classic tales implemented in a literacy classroom, following the didactic model described by Cosson (2022). This is an action research study focused on the observation, documentation, analysis, and interpretation of data collected throughout the process. The corpus of selected classic tales — The Ugly Duckling, Jack and the Beanstalk, and Beauty and the Beast — serves as an example of the aesthetic and literary experiences provided to children during the literacy phase. The work is structured into six chapters that aim to articulate the theoretical foundations, methodological approach, and analysis of pedagogical practices developed with classic tales in early literacy. Based on the analyzed data, it was found that the reading experiences with classic tales in the investigated literacy classroom contributed not only to the formation of readers but also to the integral development of the child as a subject, due to the symbolic richness of the tales and their ability to foster deep discussions and learning. The results also revealed that, although classic tales are part of the collective imagination, they are not always systematically included in reading instruction practices in literacy classrooms. This finding reinforces the urgency of continuing research in this field to support the development of a structured literary curriculum, which includes progressive study of literary works throughout basic education, thereby overcoming the belief that literary education can be a sporadic practice in schools.
Palavras-chave: Formação leitora
Contos clássicos
Alfabetização
Reading developmen
Classic tales
Literacy
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19205
Data do documento: 12-Ago-2025
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons