Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19206
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
manuelagarciamouradossantos.pdf9.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Atlas das minhas vivências espaciais com TEA
Autor(es): Santos, Manuela Garcia Moura dos
Orientador: Lopes, Jade Janer Moreira
Miembros Examinadores: Santiago, Mylene Cristina
Resumo: Este trabalho apresenta um atlas das vivências espaciais da autora com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), construído a partir de experiências práticas ao longo do percurso acadêmico. A proposta se desenvolve como um relato sensível e reflexivo, em que se descrevem interações, observações e aprendizados adquiridos em diferentes contextos educativos. A partir dessas experiências, foram identificadas e representadas, por meio de registros visuais, sugestões de espaços físicos que favorecem o desenvolvimento e o bem-estar de crianças com TEA. O atlas busca contribuir com a construção de ambientes mais inclusivos, acessíveis e sensoriais, considerando as especificidades e necessidades dessa população.
Resumen : This paper presents an atlas of the author’s spatial experiences with children diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD), based on practical experiences throughout the academic journey. The work is structured as a sensitive and reflective narrative, describing interactions, observations, and lessons learned in different educational contexts. From these experiences, visual records were used to identify and illustrate physical spaces that promote the development and wellbeing of children with ASD. The atlas seeks to contribute to the creation of more inclusive, accessible, and sensory-friendly environments, taking into account the specific needs and characteristics of this population.
Palabras clave : Transtorno do espectro autista
Vivência acadêmica
Espaço inclusivo
Desenvolvimento infantil
Acessibilidade
Autism spectrum disorder
Academic experience
Inclusive space
Child development
Accessibility
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19206
Fecha de publicación : 14-ago-2025
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons