Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19206
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
manuelagarciamouradossantos.pdf9.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Atlas das minhas vivências espaciais com TEA
Autor(es): Santos, Manuela Garcia Moura dos
Primeiro Orientador: Lopes, Jade Janer Moreira
Membro da banca: Santiago, Mylene Cristina
Resumo: Este trabalho apresenta um atlas das vivências espaciais da autora com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), construído a partir de experiências práticas ao longo do percurso acadêmico. A proposta se desenvolve como um relato sensível e reflexivo, em que se descrevem interações, observações e aprendizados adquiridos em diferentes contextos educativos. A partir dessas experiências, foram identificadas e representadas, por meio de registros visuais, sugestões de espaços físicos que favorecem o desenvolvimento e o bem-estar de crianças com TEA. O atlas busca contribuir com a construção de ambientes mais inclusivos, acessíveis e sensoriais, considerando as especificidades e necessidades dessa população.
Abstract: This paper presents an atlas of the author’s spatial experiences with children diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD), based on practical experiences throughout the academic journey. The work is structured as a sensitive and reflective narrative, describing interactions, observations, and lessons learned in different educational contexts. From these experiences, visual records were used to identify and illustrate physical spaces that promote the development and wellbeing of children with ASD. The atlas seeks to contribute to the creation of more inclusive, accessible, and sensory-friendly environments, taking into account the specific needs and characteristics of this population.
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista
Vivência acadêmica
Espaço inclusivo
Desenvolvimento infantil
Acessibilidade
Autism spectrum disorder
Academic experience
Inclusive space
Child development
Accessibility
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19206
Data do documento: 14-Ago-2025
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons