Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19211
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
kassiabeckerdeoliveira.pdfPDF/A2.36 MBAdobe PDFView/Open
Type: Dissertação
Title: Sofrimento e adoecimento psíquico docente: uma investigação sob o olhar da logoterapia e análise existencial de Viktor Frankl
Author: Oliveira, Kassia Becker de
First Advisor: Monteiro, Sandrelena da Silva
Referee Member: Santiago, Mylene Cristina
Referee Member: Santos, David Moises Barreto dos
Resumo: Esta pesquisa insere-se na temática do sofrimento e/ou adoecimento docente, trazendo para o centro da nossa esfera de investigação tal problemática ocorrida a partir das transformações sofridas no campo do trabalho docente. Partimos de uma questão central: Que percepções são relatadas por professores/as sobre o sofrimento e/ou adoecimento docente e que implicações esse processo pode causar nas relações estabelecidas no contexto escolar? Trata-se de um trabalho de pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva que tem como principal aporte teórico a Logoterapia e Análise Existencial, teoria desenvolvida por Viktor E. Frankl. Tem por objetivo geral investigar sobre as percepções relatadas por professores/as sobre o sofrimento e/ou adoecimento docente, bem como, as implicações desse processo nas relações estabelecidas no contexto escolar. A pesquisa é direcionada aos professores do Ensino Básico da rede pública, em efetivo exercício da profissão e que apresentem ou já tenham apresentado um quadro de sofrimento e/ou adoecimento psíquico. Para a investigação de tal questão, foram realizadas, através de um questionário semiestruturado, entrevistas individuais, as quais foram gravadas e transcritas. A análise de dados foi embasada nos resultados obtidos nas entrevistas, os quais foram apresentados, organizados e estudados utilizando da Análise Temática. Por meio dessa metodologia, foi possível investigar as respostas dadas pelas instituições educacionais frente a essa problemática, assim como, conhecer as estratégias utilizadas por professores/as no enfrentamento das adversidades vivenciadas no cotidiano escolar.
Abstract: This research is within the theme of suffering and/or illness among teachers, bringing to the center of our investigation such problem arising from the result of the transformations that took place in the teacher´s work area. We start from a main question: What perceptions are reported by teachers about suffering and/or illness among teachers and what consequences this process can have on relationships established in the school environment? This is a qualitative, exploratory, descriptive research work that uses as a main theoretical contribution Logotherapy and Existencial Analysis, a theory developed by Viktor E. Frankl. It has the general objective of investigating perceptions reported by teachers about suffering and/or illness among teachers as well as the consequences of this process on relationships established in the school environment. This research is aimed at primary school teachers in the public school system, who are fully practicing their profession and who present or have presented a psychological state of suffering and/or illness. To investigate this problem, individual interviews were conducted using a semi-structured questionnaire, which were recorded and transcribed. Data analysis was based on the results obtained in the interviews, which were presented, organized and studied using thematic analysis. Through this methodology, it was possible to investigate the responses given by educational institutions to this problem, as well as, to know the strategies used by teachers in facing adversities experienced in the school environment.
Keywords: Sofrimento psíquico docente
Adoecimento psíquico docente
Logoterapia e análise existencial
Teacher psychological suffering
Teacher psychological illness
Logotherapy and existencial analysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19211
Issue Date: 30-Jul-2025
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons