https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19217| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| juliabrittodossantos.pdf | 4.56 MB | Adobe PDF |  View/Open | 
| Type: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Title: | Mercado silabado: o uso do jogo na promoção da consciência fonológica na alfabetização | 
| Author: | Santos, Julia Britto dos | 
| First Advisor: | Magalhães, Luciane Manera | 
| Referee Member: | Rocha, Juliano Guerra | 
| Resumo: | Apresentamos, neste trabalho, um material didático, cujo objetivo é o de promover o desenvolvimento da consciência fonológica, especialmente a consciência silábica. Para tanto, criamos o jogo “Mercado Silabado”, voltado para crianças em fase de alfabetização, seja da Educação Infantil ou do primeiro ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de explorar a contagem de sílabas orais das palavras e sua classificação. Fundamentada em autores como Morais, Silva e Magalhães, evidenciamos a importância de atividades lúdicas no desenvolvimento da consciência fonológica. Explicamos o passo a passo sobre a confecção do jogo e de suas regras. Por fim, analisamos a sua aplicação, em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, seguida de atividade de sistematização do conhecimento. A vivência do jogo com a turma mostrou-nos a possibilidade de ser um elemento mediador na reflexão das crianças sobre os “pedacinhos” das palavras e entenderem melhor a lógica do sistema de escrita alfabética. Defendemos, assim, que o jogo pode ser um recurso valioso para professores alfabetizadores, uma vez que mobiliza a participação das crianças e seu interesse pelo aprendizado. Ao final do trabalho, disponibilizamos um QRCode para acesso aos arquivos do jogo. | 
| Abstract: | - | 
| Keywords: | Alfabetização Material didático Consciência fonológica Jogos para alfabetização | 
| CNPq: | Educação | 
| Language: | por | 
| Country: | Brasil | 
| Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 
| Institution Initials: | UFJF | 
| Department: | Faculdade de Educação | 
| Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | 
| Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | 
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19217 | 
| Issue Date: | 11-Aug-2025 | 
| Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação | 
This item is licensed under a Creative Commons License
     
    

 
						
						
						
					 
						
						
					 
						
					 
		
					




