https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19217
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
juliabrittodossantos.pdf | 4.56 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Magalhães, Luciane Manera | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7679506538051741 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rocha, Juliano Guerra | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1944535179478135 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Julia Britto dos | - |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-08-19T13:38:44Z | - |
dc.date.available | 2025-08-11 | - |
dc.date.available | 2025-08-19T13:38:44Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19217 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Apresentamos, neste trabalho, um material didático, cujo objetivo é o de promover o desenvolvimento da consciência fonológica, especialmente a consciência silábica. Para tanto, criamos o jogo “Mercado Silabado”, voltado para crianças em fase de alfabetização, seja da Educação Infantil ou do primeiro ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de explorar a contagem de sílabas orais das palavras e sua classificação. Fundamentada em autores como Morais, Silva e Magalhães, evidenciamos a importância de atividades lúdicas no desenvolvimento da consciência fonológica. Explicamos o passo a passo sobre a confecção do jogo e de suas regras. Por fim, analisamos a sua aplicação, em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, seguida de atividade de sistematização do conhecimento. A vivência do jogo com a turma mostrou-nos a possibilidade de ser um elemento mediador na reflexão das crianças sobre os “pedacinhos” das palavras e entenderem melhor a lógica do sistema de escrita alfabética. Defendemos, assim, que o jogo pode ser um recurso valioso para professores alfabetizadores, uma vez que mobiliza a participação das crianças e seu interesse pelo aprendizado. Ao final do trabalho, disponibilizamos um QRCode para acesso aos arquivos do jogo. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Consciência fonológica | pt_BR |
dc.subject | Jogos para alfabetização | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Mercado silabado: o uso do jogo na promoção da consciência fonológica na alfabetização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons