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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Competitividade dos setores de etanol durante a pandemia: uma análise com o modelo Constant Market Share
Autor(es): Sales, Weverson de Paula Lana
Orientador: Ferreira, Carolina Rodrigues Corrêa
Miembros Examinadores: Tozei, Nayara Peneda
Resumo: O presente trabalho se dispôs observar como a pandemia de COVID-19 afetou a competitividade das exportações brasileiras de etanol, distinguindo os efeitos entre os segmentos de etanol não desnaturalizado (HS 220710) e desnaturalizado (HS 220720). Através do modelo Constant Market Share (CMS), foi possível decompor os fatores determinantes do desempenho exportador nos períodos pré, durante e pós-pandemia (2018-2023). Os resultados revelam que o etanol desnaturalizado apresentou oscilações influenciadas por fatores conjunturais internos, como políticas fiscais e reorganizações produtivas, enquanto o etanol puro apresentou perdas de competitividade mais constantes, ligadas à estrutura do mercado internacional. A metodologia demonstrou a predominância do efeito competitividade na explicação das variações nos fluxos exportadores, reforçando a importância de políticas públicas e decisões setoriais no desempenho externo do setor. A pesquisa contribui para a literatura ao propor uma análise segmentada do mercado de etanol, evidenciando que choques externos, como a pandemia, afetam de maneira diferenciada os produtos que compõem o setor.
Resumen : This study analyzes the impacts of the COVID-19 pandemic on the competitiveness of Brazilian ethanol exports, distinguishing between undernatured ethanol (HS 220710) and denatured ethanol (HS 220720). Using the Constant Market Share (CMS) model, the research decomposes the driving factors behind export performance across pre-pandemic, pandemic, and post-pandemic periods (2018-2023). Results show that denatured ethanol experienced fluctuations influenced by internal conjunctural factos, such as fiscal policies and productive reallocations, wdhile undenatured ethanol faced more consistent losses in competitiveness linked to structural features of the international market. The methodology highlights competitiveness as the most decisive factor in explainig variations in export growth, underscoring the role of public policy and sectoral governance in the external performance of ethanol. By proposing a segmented analysis of the ethanol market, the study contributes to the literature by showing how external shocks, like the pandemic, affect different components of the sector in distinct ways.
Palabras clave : Constant Mark Share
Etanol
Pandemia
Ethanol
Pandemic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla de la Instituición: UFJF/GV
Departamento: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19218
Fecha de publicación : 23-jul-2025
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas - Campus GV



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