Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19220
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
geisycoelholopes.pdfPDF/A372.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Perdigão, Denis Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6211019088745037pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Juliana Goulart Soares do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9040505821938538pt_BR
dc.contributor.referee2Moreira, Nathalia Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4234933638102118pt_BR
dc.creatorLopes, Geisy Coelho-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-19T14:20:00Z-
dc.date.available2025-08-19-
dc.date.available2025-08-19T14:20:00Z-
dc.date.issued2025-08-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19220-
dc.description.abstractThis article investigates the expectations, experiences, and perceptions of Generation Z youth who graduated in Administration from UFJF-GV regarding the meanings and significance of work, through a qualitative approach. The aim is to analyze and understand what work represents for these young individuals in contemporary times and to identify the characteristics they attribute to it. The research was conducted with eight graduates of the Administration program, using structured interviews and Sérgio Freire's discourse analysis as the method for data interpretation. The results indicate that the meanings attributed to work by these young people are diverse and heterogeneous, revealing it as a symbolic and social practice permeated by affective, ethical, and economic dimensions. The study presents work as a space of subjective construction, a field of contradictions, and a territory of symbolic disputes. It concludes that, beyond its productive and economic functions, work emerges as a place of belonging, maturation, ennoblement, and self-knowledge.pt_BR
dc.description.resumoO artigo investiga as expectativas, experiências e percepções de jovens da Geração Z graduados em Administração pela UFJF-GV acerca dos significados e sentidos do trabalho, por meio de uma abordagem qualitativa. O objetivo é analisar e compreender o que o trabalho representa para esses jovens na contemporaneidade e identificar as características que lhe são atribuídas. A pesquisa foi realizada com oito egressos do curso de Administração, utilizando entrevistas estruturadas e a análise de discurso de Sérgio Freire como método de interpretação dos dados. Os resultados indicam que os sentidos atribuídos ao trabalho por esses jovens são múltiplos, dinâmicos e heterogêneos, revelando-o como uma prática simbólica e social permeada por dimensões afetivas, éticas, econômicas e existenciais. O estudo aponta o trabalho como espaço de constituição subjetiva, campo de contradições e território de disputas simbólicas. Conclui-se que, além de sua função produtiva e econômica, o trabalho emerge como lugar de pertencimento, amadurecimento, enobrecimento e autoconhecimento.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectGeração Zpt_BR
dc.subjectSentidos do trabalhopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectAnálise de discursopt_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.subjectGeneration Zpt_BR
dc.subjectMeanings of workpt_BR
dc.subjectAdministrationpt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleOs sentidos e significados do trabalho para jovens da geração Z: uma análise qualitativa com egressos do curso de Administração da UFJF-GVpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Administração - Campus GV



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons