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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação das infrações éticas e do conteúdo compartilhado nas redes sociais por alunos e recém-formados do curso de Odontologia da UFJF/GV
Autor(es): Chaves, Larissa Lima Gomes
Primeiro Orientador: Reis, Larissa de Oliveira
Membro da banca: Verner, Francielle Silvestre
Membro da banca: Reis, Denis Talis
Resumo: O avanço das tecnologias digitais e o crescente acesso à internet no Brasil transformaram as redes sociais em importantes ferramentas de comunicação e marketing profissional, especialmente entre cirurgiões-dentistas em formação ou recém-graduados. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo principal avaliar a presença de infrações éticas em postagens de conteúdo odontológico publicadas por estudantes e egressos recém-formados do curso de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora Campus Governador Valadares, nas plataformas Instagram®, Facebook® e TikTok®. Além disso, buscou-se analisar a qualidade comunicacional dessas postagens, com base nos critérios de compreensibilidade e acionabilidade definidos pelo instrumento Patient Education Materials Assessment Tool (PEMAT). A amostra foi composta por 289 postagens públicas, incluindo conteúdos temporários (stories) e fixos (feed e reels), realizadas entre 2023 e 2025 por estudantes do 6o ao 10o período e por profissionais com até dois anos de formados. As infrações éticas foram categorizadas com base nos incisos I, III, V, VI, VII, IX, XII e XIV do Código de Ética Odontológico; nos artigos 1o, 2o e 3o da Resolução do Conselho Federal de Odontologia no 196/2019; e nos artigos 6o e 30o do Código de Defesa do Consumidor. As postagens foram avaliadas quanto aos critérios do instrumento PEMAT, sendo 13 referentes à compreensibilidade, como linguagem clara, organização visual e explicação de termos técnicos; e 4 à acionabilidade, como a presença de instruções práticas e sugestões de ação. Os resultados revelaram elevada prevalência de infrações éticas, com destaque para a divulgação de imagens de “antes e depois” sem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, identificada em 90,9% das postagens de estudantes e 99,3% das de profissionais; a exposição de dados clínicos identificáveis, presente em 59,5% e 67,8%, respectivamente; e a omissão de informações profissionais obrigatórias, observada em 17% das postagens de estudantes e 77,4% das de profissionais. As irregularidades foram mais frequentes em postagens temporárias, especialmente entre estudantes, das quais 58,8% apresentaram ao menos uma infração ética. Quanto ao desempenho comunicacional, observou-se que a maioria das postagens apresentou resultados insatisfatórios: apenas 4% das publicações temporárias de estudantes e 12% das de profissionais foram consideradas compreensíveis; os índices de acionabilidade foram ainda menores — 1,8% e 5%, respectivamente. Os achados reforçam a necessidade de fortalecimento da formação ética e comunicacional nos cursos de Odontologia, com vistas a uma atuação mais responsável, segura e alinhada aos princípios bioéticos nas redes sociais.
Abstract: The advancement of digital technologies and the growing access to the internet in Brazil have turned social media into powerful tools for communication and professional marketing, particularly amongst dentistry students and recent graduates. With this in mind, the present study aimed to evaluate ethical infractions in dental-related posts shared on Instagram®, Facebook®, and TikTok® by students and alumni (graduated within two years) from the Dentistry course at the Federal University of Juiz de Fora – Governador Valadares Campus (UFJF-GV). Furthermore, it sought to assess the communicational quality of these posts based on the criteria of understandability and actionability established by the Patient Education Materials Assessment Tool (PEMAT). The sample consisted of 289 public posts, including both temporary content (stories) and permanent posts (feeds and reels), published between 2023 and 2025. Ethical infractions were categorized according to items I, III, V, VI, VII, IX, XII, and XIV of the Brazilian Code of Dental Ethics (CEO); Articles 1, 2, and 3 of CFO Resolution No. 196/2019; and Articles 6 and 30 of the Consumer Protection Code (CDC). Seventeen PEMAT criteria were evaluated, including 13 for understandability, such as clarity of language, visual organization, and explanation of technical terms. There were also 4 for actionability, including the presence of practical guidance and suggested actions. The results revealed a high incidence of ethical infractions, especially the use of “before-and-after” images without signed informed consent (TCLE), found in 90.9% of student posts and 99.3% of professional posts; the exposure of identifiable clinical data (59.5% and 67.8%, respectively); and the omission of required professional identification (17% among students and 77.4% among professionals). Infractions were more frequent in temporary posts, particularly among students, with 58.8% of their stories containing at least one ethical breach. Regarding communicational performance, most posts showed unsatisfactory results: only 4% of students' temporary posts and 12% of professionals' met the minimum understandability criteria, while actionability rates were even lower—1.8% and 5%, respectively. These findings highlight the need to strengthen ethical and communicational training in dental education, promoting more responsible, safe, and bioethically aligned professional conduct on social media.
Palavras-chave: Ética profissional
Uso de redes sociais
Marketing social
Comunicação em saúde
Odontologia
Professional ethics
Social networking
Social marketing
Health communication
Dentistry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla da Instituição: UFJF/GV
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19248
Data do documento: 15-Ago-2025
Aparece nas coleções:Odontologia - Campus GV



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