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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Percepções e práticas de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental sobre educação para a sexualidade
Autor(es): Aprigio, Douglas Mateus Carvalho
Orientador: Castro, Roney Polato de
Miembros Examinadores: Brito, John Jamerson da Silva
Miembros Examinadores: Silva, Apolônia de J. Ferreira
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo analisar as percepções e práticas de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental em relação à Educação para a Sexualidade, compreendendo como essa temática é abordada em sala de aula e quais fatores influenciam sua implementação. Para tanto, foi adotada uma metodologia qualitativa, com caráter exploratório e descritivo, fundamentada na aplicação de um formulário digital (Google Forms) direcionado a professores(as) atuantes na cidade de Juiz de Fora/MG, de instituições públicas e privadas. A pesquisa foi composta por 18 participantes e contemplou tanto questões objetivas quanto abertas, permitindo uma coleta rica em significados e experiências. A análise dos dados foi articulada à revisão teórica que abordou a sexualidade como construção social, cultural e política, destacando autores como Guacira Louro, Richard Miskolci, Jane Felipe, entre outros. Os resultados evidenciam que, apesar do reconhecimento da importância da Educação para a Sexualidade pelos(as) docentes, há uma série de entraves para sua efetiva aplicação pedagógica, como lacunas na formação inicial e continuada, receios de enfrentamento com famílias, pressões religiosas e culturais, além da presença de discursos conservadores que permeiam o cotidiano escolar. A pesquisa revelou que a abordagem da sexualidade ainda é marcada por silenciamentos e restrições, muitas vezes limitada a uma perspectiva biologicista, voltada à prevenção de riscos, em detrimento de uma compreensão mais ampla e integral. Constatou-se, ainda, que muitos(as) professores(as) não se sentem preparados(as) para trabalhar a temática, o que reforça a necessidade de ações formativas contínuas, que contemplem dimensões éticas, afetivas e sociais. Conclui-se, portanto, que promover uma Educação para a Sexualidade crítica e inclusiva exige uma mudança de paradigma na formação docente, nos espaços escolares, inclusive para gestões, coordenações, entre outros/as cargos da escola, que afetam o desenvolvimento do trabalho docente. além de um compromisso institucional com os direitos humanos, a equidade de gênero e o respeito à diversidade, contribuindo para a construção de um ambiente escolar acolhedor, democrático e emancipador.
Resumen : This Final Undergraduate Project aimed to analyze the perceptions and practices of elementary school teachers regarding Sexuality Education, understanding how this topic is addressed in the classroom and what factors influence its implementation. For this purpose, a qualitative methodology was adopted, with an exploratory and descriptive nature, based on the application of a digital form (Google Forms) directed to teachers working in the city of Juiz de Fora/MG, from public and private institutions. The research was composed of 18 participants and included both objective and open questions, allowing for a rich collection of meanings and experiences. Data analysis was articulated with a theoretical review that addressed sexuality as a social, cultural, and political construct, highlighting authors such as Guacira Louro, Richard Miskolci, Jane Felipe, among others. The results show that, despite the recognition of the importance of Sexuality Education by teachers, there are a series of obstacles to its effective pedagogical application, such as gaps in initial and continuing education, fears of confrontation with families, religious and cultural pressures, in addition to the presence of conservative discourses that permeate the school routine. The research revealed that the approach to sexuality is still marked by silences and restrictions, often limited to a biologistic perspective, focused on risk prevention, to the detriment of a broader and more comprehensive understanding. It was also found that many teachers do not feel prepared to work with the topic, which reinforces the need for continuous training actions that contemplate ethical, affective, and social dimensions. It is concluded, therefore, that promoting a critical and inclusive Sexuality Education requires a paradigm shift in teacher training, in school spaces, including for management, coordination, and other school positions that affect the development of the teaching work, in addition to an institutional commitment to human rights, gender equity, and respect for diversity, contributing to the construction of a welcoming, democratic, and emancipatory school environment.
Palabras clave : Educação para a sexualidade
Escola
Docentes dos anos iniciais
Práticas pedagógicas
Formação docente
Sexuality education
School
Early elementary teachers
Pedagogical practices
Teacher training
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19269
Fecha de publicación : 21-ago-2025
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



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