DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor1 | Castro, Roney Polato de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8537816801948657 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Brito, John Jamerson da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | lattes.cnpq.br/6180049045819236 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Apolônia de J. Ferreira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | lattes.cnpq.br/6289196480832853 | pt_BR |
dc.creator | Aprigio, Douglas Mateus Carvalho | - |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-08-26T12:40:05Z | - |
dc.date.available | 2025-08-21 | - |
dc.date.available | 2025-08-26T12:40:05Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19269 | - |
dc.description.abstract | This Final Undergraduate Project aimed to analyze the perceptions and practices of
elementary school teachers regarding Sexuality Education, understanding how this topic is
addressed in the classroom and what factors influence its implementation. For this purpose, a
qualitative methodology was adopted, with an exploratory and descriptive nature, based on
the application of a digital form (Google Forms) directed to teachers working in the city of
Juiz de Fora/MG, from public and private institutions. The research was composed of 18
participants and included both objective and open questions, allowing for a rich collection of
meanings and experiences. Data analysis was articulated with a theoretical review that
addressed sexuality as a social, cultural, and political construct, highlighting authors such as
Guacira Louro, Richard Miskolci, Jane Felipe, among others. The results show that, despite
the recognition of the importance of Sexuality Education by teachers, there are a series of
obstacles to its effective pedagogical application, such as gaps in initial and continuing
education, fears of confrontation with families, religious and cultural pressures, in addition to
the presence of conservative discourses that permeate the school routine. The research
revealed that the approach to sexuality is still marked by silences and restrictions, often
limited to a biologistic perspective, focused on risk prevention, to the detriment of a broader
and more comprehensive understanding. It was also found that many teachers do not feel
prepared to work with the topic, which reinforces the need for continuous training actions that
contemplate ethical, affective, and social dimensions. It is concluded, therefore, that
promoting a critical and inclusive Sexuality Education requires a paradigm shift in teacher
training, in school spaces, including for management, coordination, and other school positions
that affect the development of the teaching work, in addition to an institutional commitment to
human rights, gender equity, and respect for diversity, contributing to the construction of a
welcoming, democratic, and emancipatory school environment. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo analisar as percepções e
práticas de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental em relação à Educação para a
Sexualidade, compreendendo como essa temática é abordada em sala de aula e quais fatores
influenciam sua implementação. Para tanto, foi adotada uma metodologia qualitativa, com
caráter exploratório e descritivo, fundamentada na aplicação de um formulário digital (Google
Forms) direcionado a professores(as) atuantes na cidade de Juiz de Fora/MG, de instituições
públicas e privadas. A pesquisa foi composta por 18 participantes e contemplou tanto
questões objetivas quanto abertas, permitindo uma coleta rica em significados e experiências.
A análise dos dados foi articulada à revisão teórica que abordou a sexualidade como
construção social, cultural e política, destacando autores como Guacira Louro, Richard
Miskolci, Jane Felipe, entre outros. Os resultados evidenciam que, apesar do reconhecimento
da importância da Educação para a Sexualidade pelos(as) docentes, há uma série de entraves
para sua efetiva aplicação pedagógica, como lacunas na formação inicial e continuada, receios
de enfrentamento com famílias, pressões religiosas e culturais, além da presença de discursos
conservadores que permeiam o cotidiano escolar. A pesquisa revelou que a abordagem da
sexualidade ainda é marcada por silenciamentos e restrições, muitas vezes limitada a uma
perspectiva biologicista, voltada à prevenção de riscos, em detrimento de uma compreensão
mais ampla e integral. Constatou-se, ainda, que muitos(as) professores(as) não se sentem
preparados(as) para trabalhar a temática, o que reforça a necessidade de ações formativas
contínuas, que contemplem dimensões éticas, afetivas e sociais. Conclui-se, portanto, que
promover uma Educação para a Sexualidade crítica e inclusiva exige uma mudança de
paradigma na formação docente, nos espaços escolares, inclusive para gestões, coordenações,
entre outros/as cargos da escola, que afetam o desenvolvimento do trabalho docente. além de
um compromisso institucional com os direitos humanos, a equidade de gênero e o respeito à
diversidade, contribuindo para a construção de um ambiente escolar acolhedor, democrático e
emancipador. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação para a sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Docentes dos anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Sexuality education | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | Early elementary teachers | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practices | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Percepções e práticas de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental sobre educação para a sexualidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação
|