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dc.contributor.advisor1Betarelli Junior, Admir A.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3620301469610793pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Duarte, Mariana Armelin-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues Faria, Weslem-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4105225659516241pt_BR
dc.creatorTrindade, Sávio Lopes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8164119084883027pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-27T11:30:21Z-
dc.date.available2025-08-24-
dc.date.available2025-08-27T11:30:21Z-
dc.date.issued2025-08-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19284-
dc.description.abstractThis monograph analyzes the impacts of increased energy efficiency in transportation on the Brazilian economy and greenhouse gas emissions. To this end, a dynamic Computable General Equilibrium model, with fiscal and emissions modules, was applied to four distinct simulations corresponding to the rail, road, waterway, and air transport modes, considering an annual 1% shock in fuel combustion efficiency over ten years. The results show that improvements in energy efficiency tend to foster economic growth while simultaneously reducing carbon dioxide emissions, thus breaking the trade-off between economic growth and environmental sustainability. Growth occurs mainly through higher household consumption, real wages, and investments, with more pronounced effects in the services sector. However, the international competitiveness of Brazilian products declines due to rising relative prices, leading to a decrease in exports and an increase in imports. The petroleum refining and fossil fuel sectors contract, while sustainable alternatives, particularly biofuels, benefit. Environmentally, all simulations indicate reductions in CO₂ emissions, especially in road transport, demonstrating that the gains from energy efficiency outweigh potential rebound effects. The study underscores the importance of energy efficiency policies as a tool to align economic growth with environmental sustainability, while noting limitations such as the absence of regional analysis and suggesting future research that considers the heterogeneity of Brazil’s transport matrixpt_BR
dc.description.resumoEsta monografia analisa os impactos do aumento da eficiência energética dos transportes sobre a economia brasileira e as emissões de gases do efeito estufa. Para tanto, utilizou-se um modelo de Equilíbrio Geral Computável dinâmico, com módulo fiscal e de emissões, aplicado a quatro simulações distintas, correspondentes aos modais ferroviário, rodoviário, aquaviário e aeroviário, considerando um choque anual de 1% na eficiência da queima de combustíveis ao longo de dez anos. Os resultados mostram que o aumento da eficiência energética tende a impulsionar o crescimento econômico ao mesmo tempo que reduz as emissões de dióxido de carbono, de modo a quebrar o trade-off entre crescimento econômico e meio ambiente. O crescimento se dá principalmente por meio da elevação do consumo das famílias, do salário real e dos investimentos, com efeitos mais intensos nos setores de serviços. Entretanto, verifica-se uma redução na competitividade internacional dos produtos brasileiros devido ao aumento dos preços relativos, resultando em queda das exportações e aumento das importações. Os setores ligados ao refino de petróleo e combustíveis fósseis apresentam retração, enquanto há favorecimento das alternativas sustentáveis, especialmente nos biocombustíveis. Em termos ambientais, todas as simulações indicam redução das emissões de CO₂, sobretudo no modal rodoviário, evidenciando que os ganhos de eficiência energética superam eventuais efeitos rebote. O estudo reforça a importância de políticas de eficiência energética como instrumento para alinhar crescimento econômico e sustentabilidade ambiental, destacando limitações quanto à ausência de análise regional e sugerindo pesquisas futuras que considerem a heterogeneidade da matriz de transportes no Brasil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectEficiência energéticapt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectEmissõespt_BR
dc.subjectEquilíbrio geral computávelpt_BR
dc.subjectEnergy efficiencypt_BR
dc.subjectTransportpt_BR
dc.subjectEconomypt_BR
dc.subjectEmissionspt_BR
dc.subjectComputable general equilibrium.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleImpacto econômico e descarbonização dos ganhos de eficiência energética dos transportes no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas - Campus JF - TCC Graduação



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