Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19290
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
conradolucianobaptista.pdf678.44 kBAdobe PDFView/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Um diálogo entre o pensamento marxiano-marxista e o pensamento grego acerca das finalidades da escola pública.
Author: Baptista, Conrado Luciano
First Advisor: Pinto, Tarcísio Jorge Santos
Referee Member: Campelo, Rita de Cássia Pimenta de Araújo
Resumo: Todo educador deve procurar refletir sobre quais devem ser os objetivos da escola, como forma de construir uma educação ontológica. Por isso, é importante buscar fundamentos para pensar qual o sentido da escola pública no contexto de uma sociedade capitalista com a tendência de servir de fonte de pesquisa para educadores e em suas atuações magisteriais. Para isso, neste trabalho foram escolhidos alicerces teóricos do período antigo, sobretudo na Grécia antiga, e do pensamento marxiano e marxista para contribuir com essa discussão importante sobre as finalidades da educação. Tais questionamentos se tornam relevantes também para identificar prováveis caminhos para que uma escola pública cumpra seus desígnios mais fundamentais e ontológicos, e quais políticas públicas devem ser efetivadas, bem como reelaboradas, para que tais objetivos basilares sejam garantidos. Consideramos que só assim a sociedade humana poderá se aperfeiçoar, buscando sempre uma educação que almeje a formação integral.
Abstract: -
Keywords: Escola
Capitalismo
Escola pública
Finalidades da educação
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19290
Issue Date: 22-Aug-2025
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons