https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19290
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
conradolucianobaptista.pdf | 678.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Um diálogo entre o pensamento marxiano-marxista e o pensamento grego acerca das finalidades da escola pública. |
Autor(es): | Baptista, Conrado Luciano |
Orientador: | Pinto, Tarcísio Jorge Santos |
Miembros Examinadores: | Campelo, Rita de Cássia Pimenta de Araújo |
Resumo: | Todo educador deve procurar refletir sobre quais devem ser os objetivos da escola, como forma de construir uma educação ontológica. Por isso, é importante buscar fundamentos para pensar qual o sentido da escola pública no contexto de uma sociedade capitalista com a tendência de servir de fonte de pesquisa para educadores e em suas atuações magisteriais. Para isso, neste trabalho foram escolhidos alicerces teóricos do período antigo, sobretudo na Grécia antiga, e do pensamento marxiano e marxista para contribuir com essa discussão importante sobre as finalidades da educação. Tais questionamentos se tornam relevantes também para identificar prováveis caminhos para que uma escola pública cumpra seus desígnios mais fundamentais e ontológicos, e quais políticas públicas devem ser efetivadas, bem como reelaboradas, para que tais objetivos basilares sejam garantidos. Consideramos que só assim a sociedade humana poderá se aperfeiçoar, buscando sempre uma educação que almeje a formação integral. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Escola Capitalismo Escola pública Finalidades da educação |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19290 |
Fecha de publicación : | 22-ago-2025 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons