Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19290
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
conradolucianobaptista.pdf678.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Um diálogo entre o pensamento marxiano-marxista e o pensamento grego acerca das finalidades da escola pública.
Autor(es): Baptista, Conrado Luciano
Orientador: Pinto, Tarcísio Jorge Santos
Miembros Examinadores: Campelo, Rita de Cássia Pimenta de Araújo
Resumo: Todo educador deve procurar refletir sobre quais devem ser os objetivos da escola, como forma de construir uma educação ontológica. Por isso, é importante buscar fundamentos para pensar qual o sentido da escola pública no contexto de uma sociedade capitalista com a tendência de servir de fonte de pesquisa para educadores e em suas atuações magisteriais. Para isso, neste trabalho foram escolhidos alicerces teóricos do período antigo, sobretudo na Grécia antiga, e do pensamento marxiano e marxista para contribuir com essa discussão importante sobre as finalidades da educação. Tais questionamentos se tornam relevantes também para identificar prováveis caminhos para que uma escola pública cumpra seus desígnios mais fundamentais e ontológicos, e quais políticas públicas devem ser efetivadas, bem como reelaboradas, para que tais objetivos basilares sejam garantidos. Consideramos que só assim a sociedade humana poderá se aperfeiçoar, buscando sempre uma educação que almeje a formação integral.
Resumen : -
Palabras clave : Escola
Capitalismo
Escola pública
Finalidades da educação
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19290
Fecha de publicación : 22-ago-2025
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons