Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19290
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
conradolucianobaptista.pdf678.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um diálogo entre o pensamento marxiano-marxista e o pensamento grego acerca das finalidades da escola pública.
Autor(es): Baptista, Conrado Luciano
Primeiro Orientador: Pinto, Tarcísio Jorge Santos
Membro da banca: Campelo, Rita de Cássia Pimenta de Araújo
Resumo: Todo educador deve procurar refletir sobre quais devem ser os objetivos da escola, como forma de construir uma educação ontológica. Por isso, é importante buscar fundamentos para pensar qual o sentido da escola pública no contexto de uma sociedade capitalista com a tendência de servir de fonte de pesquisa para educadores e em suas atuações magisteriais. Para isso, neste trabalho foram escolhidos alicerces teóricos do período antigo, sobretudo na Grécia antiga, e do pensamento marxiano e marxista para contribuir com essa discussão importante sobre as finalidades da educação. Tais questionamentos se tornam relevantes também para identificar prováveis caminhos para que uma escola pública cumpra seus desígnios mais fundamentais e ontológicos, e quais políticas públicas devem ser efetivadas, bem como reelaboradas, para que tais objetivos basilares sejam garantidos. Consideramos que só assim a sociedade humana poderá se aperfeiçoar, buscando sempre uma educação que almeje a formação integral.
Abstract: -
Palavras-chave: Escola
Capitalismo
Escola pública
Finalidades da educação
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19290
Data do documento: 22-Ago-2025
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons