Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19290
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
conradolucianobaptista.pdf678.44 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pinto, Tarcísio Jorge Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6249756724489117pt_BR
dc.contributor.referee1Campelo, Rita de Cássia Pimenta de Araújo-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.br/3807644912805450pt_BR
dc.creatorBaptista, Conrado Luciano-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-27T13:39:10Z-
dc.date.available2025-08-22-
dc.date.available2025-08-27T13:39:10Z-
dc.date.issued2025-08-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19290-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoTodo educador deve procurar refletir sobre quais devem ser os objetivos da escola, como forma de construir uma educação ontológica. Por isso, é importante buscar fundamentos para pensar qual o sentido da escola pública no contexto de uma sociedade capitalista com a tendência de servir de fonte de pesquisa para educadores e em suas atuações magisteriais. Para isso, neste trabalho foram escolhidos alicerces teóricos do período antigo, sobretudo na Grécia antiga, e do pensamento marxiano e marxista para contribuir com essa discussão importante sobre as finalidades da educação. Tais questionamentos se tornam relevantes também para identificar prováveis caminhos para que uma escola pública cumpra seus desígnios mais fundamentais e ontológicos, e quais políticas públicas devem ser efetivadas, bem como reelaboradas, para que tais objetivos basilares sejam garantidos. Consideramos que só assim a sociedade humana poderá se aperfeiçoar, buscando sempre uma educação que almeje a formação integral.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectFinalidades da educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleUm diálogo entre o pensamento marxiano-marxista e o pensamento grego acerca das finalidades da escola pública.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons