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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O faz de conta de crianças com transtorno do espectro autista (TEA): uma abordagem da teoria histórico-cultural
Autor(es): Silva, Lauanny de Almeida
Primeiro Orientador: Moreira, Ana Rosa Costa Picanço
Membro da banca: Monteiro, Sandrelena da Silva
Resumo: O presente trabalho aborda o papel crucial do brincar de faz de conta no desenvolvimento infantil, com atenção especial ao contexto do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O estudo busca compreender como o tempo, a organização do espaço, a disponibilidades de objetos e a presença de parceiros, influenciam nas formas de brincar e nas possibilidades de expressão e desenvolvimento simbólico de uma criança com TEA. Para isso, adotou-se como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural de L. S. Vigotski, a qual destaca o brincar como uma atividade essencial no processo de constituição das funções psicológicas superiores. Nessa perspectiva, utiliza-se a abordagem qualitativa de investigação no estudo de caso. Trata-se de uma pesquisa de caráter longitudinal, com duração de dois anos (2023-2024), onde foram observadas as interações de uma criança com TEA, matriculada em uma escola particular de ensino regular do município de Juiz de Fora. As observações foram realizadas entre os 6 e 8 anos de idade da criança, períodos em que ela cursava o 1º e o 2º ano do Ensino Fundamental, analisando episódios de brincadeira espontânea no ambiente escolar. As análises revelaram que a escolha dos objetos, a organização do espaço, a disponibilidade de tempo e a mediação são fatores condicionantes para a qualidade do brincar Por fim, os resultados indicaram que, apesar de as barreiras associadas ao transtorno, a criança demonstrou potencial de engajamento em brincadeiras de faz de conta e interações simbólicas, principalmente quando havia mediação e contextos favoráveis.
Abstract: -
Palavras-chave: Brincar
Desenvolvimento atípico
Mediação
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19312
Data do documento: 14-Ago-2025
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