https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19337
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rosanemiguelalvimmendonca.pdf | PDF/A | 12.94 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
rosanemiguelalvimmendonca - produtoeducacional.pdf | 906.09 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Saberes matemáticos no Gymnasio Leopoldinense no início do século XX e a formação da elite mineira: 1906 a 1922 |
Author: | Mendonça, Rosane Miguel Alvim |
First Advisor: | Oliveira, Maria Cristina Araújo de |
Referee Member: | Fischer, Maria Cecília Bueno |
Referee Member: | Matos, José Manuel Leonardo de |
Resumo: | Esta dissertação investiga o ensino de matemática no Gymnasio Leopoldinense, tradicional instituição de ensino localizada em Leopoldina/MG, entre os anos de 1906, data de sua fundação, e 1922. O objetivo deste estudo é analisar os saberes matemáticos ensinados no contexto do referido estabelecimento, com vistas a responder à seguinte indagação: quais matemáticas foram mobilizadas e de que modo contribuíram para a formação da elite mineira no início do século XX? A escolha do recorte temporal e espacial justifica-se pela relevância do Gymnasio ao organizar seus cursos: primário, secundário, normal, técnico e superior em Farmácia e Odontologia, dentro do cenário mineiro pautado na tentativa de constituição de um modelo educacional voltado à distinção social, e, também, na delimitação cronológica de uma das principais fontes analisadas neste estudo — o Ementario da instituição, publicado em 1925. A pesquisa fundamenta-se nos aportes da História Cultural, dialogando com as contribuições teóricas de Peter Burke, André Chervel, Dominique Julia e Roger Chartier, especialmente no que tange às noções de disciplina escolar e cultura escolar e, também, em Jacques Le Goff, ao tratar dos temas memória e espaços de memória. O corpus documental é composto pelo Ementario do Gymnasio Leopoldinense, pela análise de matérias publicadas na Gazeta Leopoldinense e por livros didáticos utilizados no período, com destaque para as obras de Olavo Freire e Antônio Trajano. A metodologia adotada é a pesquisa histórica, ao construir representações, priorizando a análise interpretativa das fontes. Os resultados revelam a presença de um ensino de matemática marcado por práticas que valorizavam o método intuitivo e os saberes disciplinares organizados em torno de uma proposta formativa voltada à racionalidade e à ordem, elementos fundamentais à formação de uma elite intelectual e social. Através dos vestígios encontrados — como a monumentalidade física do edifício, os espaços de aprendizagem oferecidos, os métodos pedagógicos adotados e, também, o alinhamento do currículo, mediante as equiparações às Escolas Normais Oficiais e ao Colégio Pedro II — essa matemática escolar, ao ser institucionalizada no Gymnasio Leopoldinense, tornou-se um instrumento pedagógico de seleção e distinção, contribuindo significativamente para a legitimação de um projeto educacional que visava preservar e reforçar a hierarquia social vigente. |
Abstract: | This dissertation examines the teaching of mathematics at Gymnasio Leopoldinense, a traditional educational institution located in Leopoldina, Minas Gerais, between 1906 (the year of its foundation) and 1922. The study aims to analyze the mathematical knowledge taught at this institution, seeking to answer the following question: Which forms of mathematics were mobilized, and how did they contribute to the formation of the Minas Gerais elite in the early 20th century? The chosen timeframe and geographical scope are justified by the significance of Gymnasio Leopoldinense, which offered primary, secondary, teacher training, technical, and higher education courses in Pharmacy and Dentistry. This selection reflects both the regional context— marked by efforts to establish an educational model geared toward social distinction— and the chronological boundaries of one of this study's key sources: the institution's Ementário (Curriculum Guide), published in 1925.The research is grounded in Cultural History, engaging with theoretical contributions from Peter Burke, André Chervel, Dominique Julia, and Roger Chartier—particularly their concepts of school discipline and school culture—as well as Jacques Le Goff's reflections on memory and sites of memory. The documentary corpus comprises Gymnasio Leopoldinense's Ementario, articles published in Gazeta Leopoldinense, and mathematics textbooks used during the period, with emphasis on works by Olavo Freire and Antônio Trajano. The methodology follows historical research principles, constructing representations through interpretive analysis of sources. The findings reveal mathematics education characterized by practices that prioritized the intuitive method and disciplinary knowledge structured around a formative proposal centered on rationality and order— key elements in shaping an intellectual and social elite. Traces found in the physical monumentality of the building, the learning spaces provided, the pedagogical methods adopted, and the curriculum's alignment with official benchmarks (such as Escolas Normais Oficiais and Colégio Pedro II) demonstrate that, once institutionalized at Gymnasio Leopoldinense, school mathematics became a pedagogical tool for selection and distinction. Ultimately, it played a significant role in legitimizing an educational project designed to preserve and reinforce the prevailing social hierarchy. |
Keywords: | História da educação matemática Saberes matemáticos Ginásio Leopoldinense History of mathematical education Mathematical knowledge Leopoldinense gymnasium |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19337 |
Issue Date: | 21-Jul-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License