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Type: Dissertação
Title: Desafios e oportunidades ao desenvolver o pensamento computacional desplugado como uma abordagem para compreensão do sistema de numeração decimal
Author: Carvalho, Alessandra Oliveira de
First Advisor: Barrére, Eduardo
Referee Member: Gonçalves, Janae
Referee Member: Scortegagna, Liamara
Resumo: Na sociedade atual submersa na cultura digital, a tecnologia altera o comportamento, a interação, o ensino e a aprendizagem, sendo necessário integrá-la à tecnologia, ao conhecimento humano e, consequentemente, inseri-la no contexto escolar. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) menciona na área de conhecimento da Matemática o Pensamento Computacional (PC), um dos eixos do currículo relacionado ao ensino da tecnologia e, de forma complementar, incorpora as “Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular”, que regulamenta habilidades e competência para o Ensino de Computação na Educação Básica brasileira. O PC é uma abordagem que, aplicada no contexto educacional, auxilia na resolução de problemas, de forma que os educandos possam elaborar estratégias criativas numa ação colaborativa. Entretanto, o processo de efetivação do ensino do PC encontra-se em fase inicial nas escolas, muitas vezes tendo como objetivo desenvolver conceitos relacionados à Computação. Tal fato, em parte, se dá devido à infraestrutura precária das escolas em relação a artefatos tecnológicos, bem como às dificuldades do professor na aquisição do conhecimento dessas tecnologias. Para ressignificar o processo educativo tornando-o mais atrativo e para impulsionar o conhecimento em relação ao PC, esta pesquisa tem por objetivo apresentar a aplicação de uma proposta baseada no Pensamento Computacional Desplugado (PCD), ou seja, sem a utilização de ferramentas tecnológicas. O presente trabalho descreve a elaboração, aplicação e conclusões de um conjunto de atividades seguindo a metodologia Design Science Research (DSR) sobre a aprendizagem do Sistema de Numeração Decimal (SND) em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental I ancorada na abordagem do PCD e com o suporte de matérias manipuláveis. Como resultado, a pesquisa aponta que o PCD é uma abordagem que auxilia a aprendizagem dos conceitos matemáticos, desenvolve habilidades em relação à resolução de problemas e fornece indícios de maior compreensão das características do sistema de numeração decimal. A pesquisa permitiu concluir que a aplicação do PCD possibilitou aos participantes da pesquisa debaterem, argumentarem coletivamente sobre o conteúdo das tarefas aplicadas, explorarem diferentes estratégias de resolução e estabelecerem conexão entre eles.
Abstract: In contemporary society immersed in a digital culture, technology has significantly transformed human behavior, social interaction, teaching, and learning processes, being necessary to integrate technology into human knowledge and, consequently, incorporate it into the educational environment. The Brazilian National Common Curricular Base (BNCC) identifies Computational Thinking (CT) within the field of Mathematics as one of the core components of the curriculum related to technology education. Additionally, it incorporates the Guidelines on Computing in Basic Education – Supplement to the BNCC, which regulate the skills and competencies necessary for the teaching of Computing in Brazilian basic education. Computational Thinking is an approach that, when applied in educational settings, supports problem-solving by enabling students to develop creative strategies through collaborative actions. However, the implementation of CT in schools remains at an early stage and is often limited to the development of basic computing concepts. This situation can be partly attributed to inadequate technological infrastructure in schools, as well as to teachers’ limited knowledge and training in educational technologies. In order to enhance the educational process, making it more engaging and expanding students' understanding of CT, this research aims to present the application of a proposal grounded in Unplugged Computational Thinking (UCT), that is, without the use of digital tools or technological resources. This study describes the design, implementation, and evaluation of a set of activities based on the Design Science Research (DSR) methodology. The activities focus on the teaching and learning of the Decimal Number System (DNS) in 5th-grade classrooms of Elementary School, employing the UCT approach supported by the use of manipulative materials. The findings suggest that Unplugged Computational Thinking is an effective pedagogical strategy that facilitates the understanding of mathematical concepts, fosters problem-solving skills, and enhances students’ comprehension of the structure and characteristics of the decimal number system. The research indicates that the implementation of UCT enabled participants to engage in collective discussions and argumentation, explore diverse solution strategies, and establish meaningful connections among mathematical ideas.
Keywords: Pensamento computacional desplugado
Sistema de numeração decimal
Materiais manipulativos
Educação matemática
Unplugged computational thinking
Decimal number system
Manipulative materials
Mathematics education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19340
Issue Date: 23-Jul-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



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