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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Jogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação infantil
Autor(es): Heider, Lorena Nogueira
Primeiro Orientador: Carneiro, Reginaldo Fernando
Membro da banca: Magalhães, Luciane Manera
Membro da banca: Ribeiro, Caroline de Paula
Resumo: A infância é marcada por descobertas e explorações em que brincadeiras e jogos devem fazer parte do desenvolvimento da aprendizagem, tornando a vivência mais humanizada e permitindo que a criança aprenda de forma natural, respeitando o meio em que vive. Brincando a criança aprende a lidar com a rotina do dia a dia, criando situações do cotidiano, desenvolvendo a autonomia e a imaginação, explorando sua imaginação. Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo discutir sobre as possibilidades e limites de alguns jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa em que foram utilizadas entrevistas, a observação e o diário de campo para refletir sobre atividades desenvolvidas com crianças de 1 a 4 anos de idade de uma escola particular de Juiz de Fora. A análise dos dados evidenciou que os jogos, quando utilizados de maneira consciente e planejada, são ferramentas eficazes para o ensino da matemática na Educação Infantil. Assim, cabe ao professor o papel de mediador e observador atento, capaz de transformar momentos lúdicos em oportunidades de aprendizagem significativa. Dessa forma, garante-se uma educação matemática que respeite a infância, estimule o desenvolvimento integral e promova a aprendizagem de maneira prazerosa e duradoura.
Abstract: Childhood is marked by discovery and exploration, in which play and games should be part of the development of learning, making the experience more humanized and allowing children to learn naturally, respecting their surroundings. Through play, children learn to cope with everyday routines, creating everyday situations, developing autonomy and imagination, and exploring their imagination. This Final Project aimed to discuss the possibilities and limitations of certain games and activities in Early Childhood Education. To this end, qualitative research was conducted using interviews, observation, and a field diary to reflect on activities developed with children aged 1 to 4 at a private school in Juiz de Fora. Data analysis showed that games, when used consciously and planned, are effective tools for teaching mathematics in Early Childhood Education. Therefore, the teacher plays the role of mediator and attentive observer, capable of transforming playful moments into opportunities for meaningful learning. This ensures a mathematical education that respects childhood, stimulates integral development and promotes learning in a pleasurable and lasting way.
Palavras-chave: Educação infantil
Matemática
Jogos
Aprendizagem lúdica
Early childhood education
Mathematics
Games
Playful learning
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19344
Data do documento: 14-Ago-2025
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



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