Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19344
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lorenanogueiraheider.pdf12.89 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carneiro, Reginaldo Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/6592343865729395pt_BR
dc.contributor.referee1Magalhães, Luciane Manera-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.br/7679506538051741pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Caroline de Paula-
dc.contributor.referee2Latteslattes.cnpq.br/5295096971532016pt_BR
dc.creatorHeider, Lorena Nogueira-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-01T13:24:18Z-
dc.date.available2025-08-15-
dc.date.available2025-09-01T13:24:18Z-
dc.date.issued2025-08-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19344-
dc.description.abstractChildhood is marked by discovery and exploration, in which play and games should be part of the development of learning, making the experience more humanized and allowing children to learn naturally, respecting their surroundings. Through play, children learn to cope with everyday routines, creating everyday situations, developing autonomy and imagination, and exploring their imagination. This Final Project aimed to discuss the possibilities and limitations of certain games and activities in Early Childhood Education. To this end, qualitative research was conducted using interviews, observation, and a field diary to reflect on activities developed with children aged 1 to 4 at a private school in Juiz de Fora. Data analysis showed that games, when used consciously and planned, are effective tools for teaching mathematics in Early Childhood Education. Therefore, the teacher plays the role of mediator and attentive observer, capable of transforming playful moments into opportunities for meaningful learning. This ensures a mathematical education that respects childhood, stimulates integral development and promotes learning in a pleasurable and lasting way.pt_BR
dc.description.resumoA infância é marcada por descobertas e explorações em que brincadeiras e jogos devem fazer parte do desenvolvimento da aprendizagem, tornando a vivência mais humanizada e permitindo que a criança aprenda de forma natural, respeitando o meio em que vive. Brincando a criança aprende a lidar com a rotina do dia a dia, criando situações do cotidiano, desenvolvendo a autonomia e a imaginação, explorando sua imaginação. Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo discutir sobre as possibilidades e limites de alguns jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa em que foram utilizadas entrevistas, a observação e o diário de campo para refletir sobre atividades desenvolvidas com crianças de 1 a 4 anos de idade de uma escola particular de Juiz de Fora. A análise dos dados evidenciou que os jogos, quando utilizados de maneira consciente e planejada, são ferramentas eficazes para o ensino da matemática na Educação Infantil. Assim, cabe ao professor o papel de mediador e observador atento, capaz de transformar momentos lúdicos em oportunidades de aprendizagem significativa. Dessa forma, garante-se uma educação matemática que respeite a infância, estimule o desenvolvimento integral e promova a aprendizagem de maneira prazerosa e duradoura.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectAprendizagem lúdicapt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectPlayful learningpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleJogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons