https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19349
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
patriciajoanasdacostacorreadelima.pdf | PDF/A | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Gestão do currículo escolar: uma investigação da transição entre etapas do ensino fundamental em uma escola estadual de um município mineiro de médio porte |
Author: | Lima, Patrícia Joanas da Costa Corrêa de |
First Advisor: | Silva, Hilda Aparecida Linhares da |
Referee Member: | Teixeira, Beatriz de Basto |
Referee Member: | Freesz, Luciana |
Resumo: | Esta dissertação analisa a gestão curricular em uma escola estadual de um município mineiro de médio porte com foco na transição entre os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. O estudo busca responder à seguinte pergunta norteadora: Quais ações a equipe gestora de uma escola estadual mineira pode adotar para implementar um planejamento pedagógico que considere as necessidades dos estudantes na transição entre os anos escolares? O objetivo é compreender como a gestão escolar pode aprimorar a gestão do currículo para facilitar essa transição, garantindo continuidade educacional e minimizando impactos no desempenho e adaptação dos estudantes. A pesquisa baseia-se na análise de diretrizes legais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG). Além disso, foi realizado um estudo de caso na instituição, abordando aspectos estruturais, de gestão e pedagógicos, incluindo a avaliação de seu Projeto Político-Pedagógico (PPP). Foram conduzidas entrevistas com parte da equipe gestora, permitindo a coleta de percepções sobre os desafios e estratégias adotadas para a transição escolar. Fundamentada em autores como Lück e Young, a investigação revelou lacunas na gestão do currículo e a ausência de estratégias sistematizadas para a transição escolar. Com isso, foi possível inferir que a equipe gestora reconhece a importância de um planejamento cuidadoso para a transição escolar, mas enfrenta desafios relacionados à sistematização de práticas e ao alinhamento entre os segmentos escolares. A análise indicou que a ausência de registros sistemáticos e de articulação entre os segmentos impacta diretamente a adaptação dos estudantes, contribuindo para dificuldades acadêmicas e socioemocionais. Diante disso, conclui-se que a implementação de um planejamento estruturado, incluindo a integração entre docentes, o fortalecimento da formação continuada e a revisão das diretrizes institucionais, é fundamental para minimizar lacunas na transição escolar e garantir maior suporte aos alunos nesse período crítico. Como contribuição, propõe-se um conjunto de intervenções voltadas à melhoria da gestão curricular e ao fortalecimento das práticas institucionais. |
Abstract: | This dissertation analyzes curriculum management in a state school located in a medium-sized municipality in Minas Gerais, focusing on the transition between the early and final years of elementary education. The study seeks to answer the following guiding question: What actions can the management team of this school adopt to implement a pedagogical plan that considers students’ needs during the transition between school years? The objective is to understand how school management can enhance curriculum governance to facilitate this transition, ensuring educational continuity and minimizing impacts on students’ performance and adaptation. The research is based on the analysis of legal frameworks such as the National Education Guidelines and Framework Law (LDB), the National Common Curricular Base (BNCC), and the Minas Gerais Reference Curriculum (CRMG). In addition, a case study was conducted at the institution, addressing structural, managerial, and pedagogical aspects, including an evaluation of its Political-Pedagogical Project (PPP). Interviews were conducted with part of the school’s management team, allowing the collection of perceptions regarding the challenges and strategies adopted for the school transition. Grounded in authors such as Lück and Young, the investigation revealed gaps in curriculum management and the absence of systematized strategies for the school transition. It was thus possible to infer that the management team acknowledges the importance of careful planning for school transition, but faces challenges related to the systematization of practices and the alignment between educational stages. The analysis indicated that the absence of systematic records and coordination among school segments directly affects students' adaptation, contributing to academic and socioemotional difficulties. Therefore, the study concludes that the implementation of a structured plan—including teacher collaboration, strengthening of continuing education, and revision of institutional guidelines—is essential to minimize gaps in the school transition and provide greater support to students during this critical period. As a contribution, a set of interventions is proposed aimed at improving curriculum management and strengthening institutional practices. |
Keywords: | Gestão escolar Gestão do currículo Transição escolar School management Curriculum management School transition |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19349 |
Issue Date: | 9-Apr-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License