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Tipo: Dissertação
Título: A importância do ensino de biotecnologia na educação básica: explorando as aplicações de vacinas de RNA em uma sequência didática investigativa
Autor(es): Fernandes, Maura Keta
Primeiro Orientador: Pereira, Michele Munk
Membro da banca: Santos, Marcelo de Oliveira
Membro da banca: Oliveira, Eduarda Rocha de
Resumo: A biotecnologia, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de vacinas de RNA, apresenta desafios significativos no contexto educacional, devido à natureza abstrata de conceitos como DNA, RNA e manipulação genética. Além disso, o ambiente digital atual, marcado pela disseminação de notícias falsas, torna ainda mais urgente que os estudantes desenvolvam um entendimento sólido e crítico sobre esses temas. Diante desse cenário, tornase essencial promover uma educação científica que não apenas forneça informações técnicas, mas que também capacite os alunos a identificarem e questionarem a desinformação, especialmente no que diz respeito à segurança e eficácia das vacinas. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma sequência didática investigativa (SDI) sobre biotecnologia, com foco no desenvolvimento e na aplicação de vacinas de RNA para estimular o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes. A SDI, aplicada em seis aulas de 50 minutos, utilizou uma abordagem ativa e investigativa para abordar os desafios do ensino de biotecnologia de forma prática e significativa. Na primeira aula, a problematização foi apresentada, e os alunos formularam questionamentos e hipóteses, muitas vezes baseados em informações equivocadas sobre vacinas de RNA e suas implicações. Em seguida, foram realizadas atividades de investigação em fontes confiáveis, discussões críticas e uma simulação para demonstrar a eficácia da vacinação na prevenção de epidemias. O ciclo investigativo culminou na elaboração de um texto reflexivo pelos alunos, consolidando o conhecimento adquirido. Ao longo das atividades, os estudantes tiveram a oportunidade de corrigir equívocos, como a ideia de que vacinas de RNA podem alterar o DNA, e de compreender melhor a importância das vacinas no controle de doenças infecciosas. A simulação da cobertura vacinal demonstrou eficácia na compreensão dos benefícios da vacinação em massa, reforçando o papel do conhecimento científico no combate à desinformação. Dessa forma, o trabalho facilitou a compreensão dos conceitos-chave de biotecnologia, além de promover a capacidade dos alunos de questionar e avaliar criticamente as informações que consomem, especialmente em relação às notícias falsas.
Abstract: Biotechnology, particularly in the context of RNA vaccine development, presents significant challenges in educational settings due to the abstract nature of concepts such as DNA, RNA, and genetic manipulation. Furthermore, the current digital environment, characterized by the widespread dissemination of misinformation, underscores the urgent need for students to develop a solid and critical understanding of these topics. In light of this context, it is essential to promote a scientific education that not only provides technical information but also equips students with the skills to identify and challenge misinformation, particularly regarding vaccine safety and efficacy. This study aimed to develop an Investigative Didactic Sequence (IDS) on biotechnology, focusing on the development and application of RNA vaccines to foster critical and reflective thinking among students. The IDS was implemented in six 50-minute sessions, employing an active and inquiry-based approach to address the challenges of teaching biotechnology in a practical and meaningful way. In the first session, the problem was introduced, prompting students to formulate questions and hypotheses, often based on misconceptions about RNA vaccines and their implications. Subsequent sessions involved research activities using reliable sources, critical discussions, and a simulation demonstrating the effectiveness of vaccination in preventing epidemics. The investigative cycle concluded with students producing a reflective text to consolidate their learning. Throughout the activities, students corrected misconceptions, such as the belief that RNA vaccines can alter DNA and gained a deeper understanding of the role of vaccines in controlling infectious diseases. The vaccination coverage simulation proved particularly effective in illustrating the benefits of mass vaccination, highlighting the importance of scientific knowledge in countering misinformation. This approach not only facilitated students' understanding of key biotechnology concepts but also enhanced their ability to critically evaluate the information they encounter, especially in the context of misinformation.
Palavras-chave: Biotecnologia
Ensino investigativo
Transgênicos
Vacinas de RNA
Sequência didática investigativa
Ciência
Tecnologia e sociedade
Biotechnology
Inquiry-based learning
Transgenics
RNA vaccines
Inquiry based didactic sequence
Science
Technology and society
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICB – Instituto de Ciências Biológicas
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19351
Data do documento: 31-Mar-2025
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



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