https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19360| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| camiladeoliveiracunha.pdf | 4.72 MB | Adobe PDF |  Visualizar/Abrir | 
| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | Modelagem e controle de conversor cc-cc buck-coost para sistema híbrido-elétrico de aeronave | 
| Autor(es): | Cunha, Camila de Oliveira | 
| Primeiro Orientador: | Maldonado, Manuel Arturo Rendón | 
| Resumo: | O trabalho propõe o dimensionamento, modelagem e controle de um conversor CC-CC bidirecional do tipo Buck-Boost para um sistema de propulsão híbrido-elétrico de um drone de asa fixa. O objetivo é desenvolver um conversor eficiente, de baixo peso e alta confiabilidade, adequado às exigências da aplicação aeronáutica. A metodologia inclui a simulação de diferentes topologias no MATLAB®/Simulink® , com parâmetros de dispositivos reais e aplicação de técnicas de projeto de controladores no domínio da frequência. O filtro LC é dimensionado com base nos requisitos de ondulação de tensão e corrente do sistema, e o controlador PI é projetado para garantir estabilidade e desempenho dinâmico dentro das especificações. Os resultados demonstram vantagem em utilizar um conversor de três braços devido à sua modularidade, maior eficiência e menor ondulação, sendo essa a topologia mais promissora para a aplicação estudada. | 
| Abstract: | This paper presents the design, modeling, and control of a bidirectional DC–DC Buck–Boost converter for the hybrid-electric propulsion system of a fixed-wing unmanned aerial vehicle (UAV). The objective is to develop a converter that is efficient, lightweight, and highly reliable, meeting the demanding requirements of aeronautical applications. The methodology involves simulating different converter topologies in MATLAB®/Simulink® , using parameters from real devices, and applying frequency-domain techniques for con- troller design. The LC filter is designed according to system voltage and current ripple specifications, while a PI controller is tuned to ensure stability and dynamic performance. Simulation results show that the three-leg converter topology offers advantages in terms of modularity, higher efficiency, and reduced ripple, making it the most promising solution for the studied application. | 
| Palavras-chave: | CC-C CC-CC conversor Buck-Boost Buck-Boost converter sistema híbrido-elétrico de aeronave hybrid-electric system aircraft | 
| CNPq: | Engenharias: Engenharia Elétrica | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 
| Sigla da Instituição: | UFJF | 
| Departamento: | Faculdade de Engenharia | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Restrito Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | 
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | 
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19360 | 
| Data do documento: | 21-Ago-2025 | 
| Aparece nas coleções: | Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial - TCC Graduação | 
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