Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19380
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lucascleibersouzarocha.pdfPDF/A471.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Nível de satisfação de beneficiários de ações de extensão do departamento de educação física da UFJF-GV
Autor(es): Rocha, Lucas Cleiber Souza
Primeiro Orientador: Figueiredo, Lucas Savassi
Membro da banca: Borges, Raquel de Magalhães
Membro da banca: Silva, Cristiano Diniz da
Resumo: As ações de extensão voltadas à promoção da saúde, como atividades físicas, dança adaptada e monitoramento de indicadores de saúde, têm papel relevante na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida, sobretudo quando contemplam também a inclusão de pessoas com deficiência. Avaliar o impacto dessas iniciativas é essencial para o aprimoramento contínuo dos projetos. Este estudo teve como objetivo avaliar o nível de satisfação dos beneficiários de cinco projetos de extensão promovidos pelo Departamento de Educação Física da UFJF-GV, utilizando a métrica Net Promoter Score (NPS). A amostra foi composta por 73 beneficiários dos projetos de extensão Handebol na Escola: Cidadania para a Vida, Dança Circular: Saúde e Lazer em Comunidade, Bocha Paralímpica, Iniciação à Ginástica: Saúde para a Família e Kinder: rede de apoio. O resultado geral da escala NPS foi de 93%, indicando que o nível de satisfação com as ações desenvolvidas se enquadra no nível “excelente”, sendo destacadas positivamente com maior frequência a atuação do corpo docente, o papel do esporte e os benefícios à saúde como principais justificativas para as notas atribuídas. Os resultados desta pesquisa ressaltam a percepção positiva da comunidade beneficiária em relação aos projetos de extensão do Departamento de Educação Física da UFJF-GV e reforça a importância da avaliação contínua e de novos estudos para que haja contínuo aperfeiçoamento das ações desenvolvidas.
Abstract: Extension activities focused on health promotion, such as physical activities, adapted dance, and health indicator monitoring, play a relevant role in disease prevention and improving quality of life, especially when they also include people with disabilities. Evaluating the impact of these initiatives is essential for the continuous improvement of projects. This study aimed to evaluate the satisfaction level of beneficiaries of five extension projects promoted by the Department of Physical Education at UFJF-GV, using the Net Promoter Score (NPS) metric. The sample consisted of 73 beneficiaries from the extension projects: Handball at School: Citizenship for Life; Circular Dance: Health and Leisure in the Community; Paralympic Boccia; Introduction to Gymnastics: Health for the Family; and Kinder: Support Network. The overall NPS result was 93%, indicating that the satisfaction level with the actions developed falls into the "excellent" category. The performance of the faculty, the role of sport, and the health benefits were most frequently highlighted positively as the main justifications for the scores assigned. The results of this research highlight the positive perception of the beneficiary community regarding the extension projects of the Department of Physical Education at UFJF-GV and reinforce the importance of continuous evaluation and new studies for the ongoing improvement of the actions developed.
Palavras-chave: Extensão universitária
Educação Física
Avaliação da satisfação
Net promoter score
University extension
Physical education
Satisfaction evaluation
Net promoter score (NPS)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla da Instituição: UFJF/GV
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19380
Data do documento: 7-Ago-2025
Aparece nas coleções:Educação Física - Campus GV



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons