Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19393
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
carolinaturollaguimarães.pdf7.09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Paleta das emoções: uma abordagem da produção de moda na psicologia das cores
Autor(es): Guimarães, Carolina Turolla
Primeiro Orientador: Oliveira, Gabriela Andrade de
Membro da banca: Furtado, Bruno Sousa
Membro da banca: Cabral, Gabriela Soares
Resumo: Este trabalho propõe a produção de um editorial de moda através da psicologia das cores na moda e da produção de imagens. A base teórica explora como as cores são capazes de provocar sensações e emoções nos seres humanos, fenômeno explicado pela psicologia, e como são tais reações para cada cor escolhida para análise — a saber, vermelho, amarelo, laranja, verde, azul, roxo (violeta) e cinza — baseada no livro “A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão” (EVA HELLER, 2013). Assim, este trabalho propõe a criação de sete produções a partir das cores supracitadas, que pretendem demonstrar a comunicação não verbal das cores e da moda, destacando como as emoções e sensações dessas escolhas cromáticas podem ser transmitidas de forma sutil e não óbvia por meio da produção da imagem de moda, modelagens e tecidos. A experimentação do projeto procura transmitir, por meio da direção criativa, do styling, do cenário, das luzes e do estilo de fotografia, sensações que se relacionam com as cores indicadas e estudadas. Paralelamente, este trabalho aplica a proposta metodológica para styling e produção de moda de Quadros e Zaboenco (2016), verificando também sua aplicabilidade no contexto de um editorial experimental de um Trabalho de Conclusão de Curso. Ao final, este estudo visa contribuir para uma compreensão mais profunda da interseção entre a psicologia das cores e a fotografia e produção de moda, através de uma experimentação criativa, oferecendo uma perspectiva sobre como as sensações cerebrais podem ser expressas e comunicadas de forma não verbal na produção de moda e nas imagens associadas às cores.
Abstract: This work proposes the production of a fashion editorial from a point of view on colors in fashion through the connection between psychology and image production. The theoretical basis explores how colors are capable of provoking sensations and emotions in human beings, a phenomenon explained by psychology, and explains what and how these reactions are for each color chosen for analysis, based on the book “The psychology of colors: how colors affect emotion and reason” (EVA HELLER, 2013), with the exception of the colors gold, silver, black, white, pink and brown. Seven productions created using the colors: red, yellow, orange, green, blue, purple (violet) and gray aim to demonstrate the non-verbal communication of colors and fashion, highlighting how the emotions and sensations of these chromatic choices can be conveyed in a subtle and non-obvious way through the production of fashion images, patterns and fabrics. The project's experimentation seeks to convey, through creative direction, styling, scenery, lighting and photography style, sensations that relate to the colors indicated and studied. In the end, this study aims to contribute to a deeper understanding of the intersection between color psychology and fashion photography and production, through creative experimentation, offering a perspective on how brain sensations can be expressed and communicated non-verbally in fashion production and in the images associated with color.
Palavras-chave: Produção de moda
Psicologia
Cores
Emoções
Fashion production
Psychology
Colors
Emotions
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19393
Data do documento: 19-Mar-2025
Aparece nas coleções:Bacharelado em Moda - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons