Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19393
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
carolinaturollaguimarães.pdf7.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Gabriela Andrade de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5668556100728434pt_BR
dc.contributor.referee1Furtado, Bruno Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9635985204511213pt_BR
dc.contributor.referee2Cabral, Gabriela Soares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5053776839690275pt_BR
dc.creatorGuimarães, Carolina Turolla-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-15T11:48:31Z-
dc.date.available2025-04-09-
dc.date.available2025-09-15T11:48:31Z-
dc.date.issued2025-03-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19393-
dc.description.abstractThis work proposes the production of a fashion editorial from a point of view on colors in fashion through the connection between psychology and image production. The theoretical basis explores how colors are capable of provoking sensations and emotions in human beings, a phenomenon explained by psychology, and explains what and how these reactions are for each color chosen for analysis, based on the book “The psychology of colors: how colors affect emotion and reason” (EVA HELLER, 2013), with the exception of the colors gold, silver, black, white, pink and brown. Seven productions created using the colors: red, yellow, orange, green, blue, purple (violet) and gray aim to demonstrate the non-verbal communication of colors and fashion, highlighting how the emotions and sensations of these chromatic choices can be conveyed in a subtle and non-obvious way through the production of fashion images, patterns and fabrics. The project's experimentation seeks to convey, through creative direction, styling, scenery, lighting and photography style, sensations that relate to the colors indicated and studied. In the end, this study aims to contribute to a deeper understanding of the intersection between color psychology and fashion photography and production, through creative experimentation, offering a perspective on how brain sensations can be expressed and communicated non-verbally in fashion production and in the images associated with color.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe a produção de um editorial de moda através da psicologia das cores na moda e da produção de imagens. A base teórica explora como as cores são capazes de provocar sensações e emoções nos seres humanos, fenômeno explicado pela psicologia, e como são tais reações para cada cor escolhida para análise — a saber, vermelho, amarelo, laranja, verde, azul, roxo (violeta) e cinza — baseada no livro “A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão” (EVA HELLER, 2013). Assim, este trabalho propõe a criação de sete produções a partir das cores supracitadas, que pretendem demonstrar a comunicação não verbal das cores e da moda, destacando como as emoções e sensações dessas escolhas cromáticas podem ser transmitidas de forma sutil e não óbvia por meio da produção da imagem de moda, modelagens e tecidos. A experimentação do projeto procura transmitir, por meio da direção criativa, do styling, do cenário, das luzes e do estilo de fotografia, sensações que se relacionam com as cores indicadas e estudadas. Paralelamente, este trabalho aplica a proposta metodológica para styling e produção de moda de Quadros e Zaboenco (2016), verificando também sua aplicabilidade no contexto de um editorial experimental de um Trabalho de Conclusão de Curso. Ao final, este estudo visa contribuir para uma compreensão mais profunda da interseção entre a psicologia das cores e a fotografia e produção de moda, através de uma experimentação criativa, oferecendo uma perspectiva sobre como as sensações cerebrais podem ser expressas e comunicadas de forma não verbal na produção de moda e nas imagens associadas às cores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProdução de modapt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectCorespt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectFashion productionpt_BR
dc.subjectPsychologypt_BR
dc.subjectColorspt_BR
dc.subjectEmotionspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titlePaleta das emoções: uma abordagem da produção de moda na psicologia das corespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Bacharelado em Moda - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons