Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19404
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
robertasantosdasilva.pdfPDF/A1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: A apropriação de resultados dos testes do sistema mineiro de avaliação e equidade da educação pública em uma escola da rede estadual de Minas Gerais
Autor(es): Silva, Roberta Santos da
Primeiro Orientador: Borges, Eliane Medeiros
Membro da banca: Neubert, Luiz Flavio
Membro da banca: Dias, Sammy Cardozo
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso estudado discute o baixo desempenho dos estudantes da Escola Estadual Minas do Amanhã nos testes do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) e como ocorrem as práticas de apropriação dos resultados. Destarte, este caso se propõe a responder à pergunta: o que pode ser feito para aprimorarmos a apropriação dos resultados das avaliações externas em uma escola estadual do interior de Minas Gerais? O objetivo geral deste estudo é analisar se, e como ocorrem as práticas de apropriação de resultados pelos professores e equipe gestora em uma escola da rede estadual de Minas Gerais. Os objetivos específicos foram: i) Descrever as práticas pedagógicas da escola em torno da apropriação de resultados das avaliações; ii) Investigar como a escola utiliza os dados fornecidos pelas avaliações do SIMAVE; iii) Propor ações que auxiliem no processo de apropriação e análise dos resultados das avaliações pela escola. Utilizaremos, como metodologia, a pesquisa qualitativa, e, como instrumento de coleta de dados, a entrevista. O referencial teórico deste estudo abarca as análises de pesquisadores que abordam as políticas educacionais de avaliação da Educação Básica no Brasil. Alguns como de Bonamino e Sousa (2012), que analisam as gerações de avaliação em larga escala no Brasil e as possíveis implicações para o currículo escolar. E outros como Franco e Calderón (2017) que auxiliam na compreensão sobre o processo de implementação do Simave; Boudett (2020), sobre o uso de evidências na educação e Lück (2009) como suporte para abordar a gestão escolar e suas competências diante dos resultados das avaliações. Propõe-se, como conclusão, um Plano de Ação Educacional (PAE) com o objetivo de implementar uma nova cultura de apropriação dos resultados das avaliações externas na escola investigada. As ações delineadas buscam promover o debate coletivo e sistemático sobre os resultados, incentivando as discussões e análises regulares para interpretação dos dados, identificação de possibilidades de melhoria e consolidação da importância da avaliação externa como instrumento de gestão, enquanto ferramenta valiosa para o planejamento, monitoramento e aprimoramento das práticas pedagógicas.
Abstract: This dissertation is developed within the scope of the Professional Master’s Program in Management and Evaluation of Education (PPGP) at the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The case studied discusses the low performance of students at the Minas do Amanhã State School in the tests of the Minas Gerais Public Education Evaluation and Equity System (Simave) and how the appropriation practices of the results occur. Therefore, this case aims to answer the question: what can be done to improve the appropriation of external evaluation results in a state school in the interior of Minas Gerais? The general objective of this study is to analyze whether, and how, appropriation practices of results occur by teachers and the management team in a state school in Minas Gerais. The specific objectives were: i) To describe the pedagogical practices of the school regarding the appropriation of evaluation results; ii) To investigate how the school uses the data provided by Simave evaluations; iii) To propose actions that assist in the process of appropriation and analysis of the evaluation results by the school. The methodology used is qualitative research, and the data collection instrument is the interview. The theoretical framework of this study encompasses the analyses of researchers who address educational policies for Basic Education evaluation in Brazil. Some, like Bonamino and Sousa (2012), analyze the generations of large-scale assessments in Brazil and their potential implications for the school curriculum. Others, such as Franco and Calderón (2017), help in understanding the implementation process of Simave; Boudett (2020) discusses the use of evidence in education, and Lück (2009) provides support for addressing school management and its competencies in light of evaluation results. The conclusion proposes an Educational Action Plan (PAE) aimed at implementing a new culture of appropriation of external evaluation results at the investigated school. The outlined actions seek to promote collective and systematic debate on the results, encouraging regular discussions and analyses for interpreting the data, identifying possibilities for improvement, and consolidating the importance of external evaluation as a management tool, while serving as a valuable instrument for planning, monitoring, and enhancing pedagogical practices.
Palavras-chave: Avaliação externa
Desempenho escolar
Apropriação de resultados
Fatores associados
External evaluation
School performance
Appropriation of results
Associated factors
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19404
Data do documento: 27-Mar-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons