Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19421
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariafernandaalvesdossantosalmeida.pdfPDF/A2.03 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Magaldi, Carolina Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5835701671468672pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Elisabeth Gonçalves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3039791823743863pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Roberto Perobelli de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9314830679981149pt_BR
dc.creatorAlmeida, Maria Fernanda Alves dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-18T10:36:34Z-
dc.date.available2025-09-17-
dc.date.available2025-09-18T10:36:34Z-
dc.date.issued2025-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19421-
dc.description.abstractThis research analyzes the challenges and potential of the activities developed in the library of the Marechal Mascarenhas de Moraes State School (EEMMM), focusing on its ability to promote the development of reading and literacy skills among students in the final years of elementary school. The central hypothesis is that, due to institutional difficulties, library practices are limited in their pedagogical role. The general objective is to develop strategies to improve library activities, promoting reading training for students from the 6th to 9th grade of basic education. Specific objectives include describing the structure of the library, identifying challenges in the use of resources and proposing an Educational Action Plan to enhance the space. The research is based on two theoretical axes: the formation of readers and the management of school libraries, supported by authors such as Silva (1996), Soares (1999) and Street (2003), who discuss specificities about reading, literacy, and reader training; also Behr (2008), Campelloet al.(2005), Granados Molina (2001) and Moro et al.(2011), important references in the discussion on library management. Methodologically, the research was documentary, exploratory and field-based, using semi-structured interviews with the two Library Use Teaching Teachers (PEUBs), with two Basic Education Specialists (EEBs) and with the school manager, in addition to a Conversation Circle. with Portuguese Language teachers. Data analysis, organized into three axes - participants' current view of the library's organization; pedagogical practices for reading training at EEMMM and suggestions for improving the library space and current practices - revealed problems such as limited space, poor infrastructure, disorganized collection and lack of activity planning. As a result, the research points to the need for integrated actions to improve library use and pedagogical practices. The Educational Action Plan seeks to implement initiatives to encourage students to engage more actively with reading and textual comprehension, highlighting the importance of the school library as an essential pedagogical tool in the formation of autonomous and critical readers.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa os desafios e as potencialidades das atividades desenvolvidas na biblioteca da Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes (EEMMM), com foco na sua capacidade de promover o desenvolvimento de habilidades de leitura e letramento dos alunos do Ensino Fundamental de Anos Finais. A hipótese central é de que, devido a dificuldades institucionais, as práticas da biblioteca encontram-se limitadas em seu papel pedagógico. O objetivo geral é desenvolver estratégias para aprimorar as atividades da biblioteca, favorecendo a formação para a leitura dos alunos do 6º ao 9º ano da educação básica. Os objetivos específicos incluem descrever a estrutura da biblioteca, identificar os desafios na utilização dos recursos e propor um Plano de Ação Educacional para valorizar o espaço. A pesquisa se baseia em dois eixos teóricos: a formação de leitores e a gestão de bibliotecas escolares, com apoio em autores como Silva (1996), Soares (1999) e Street (2003), que discutem especificidades sobre leitura, letramento e formação de leitores; também Behr (2008), Campello et al.(2005), Granados Molina (2001) e Moro et al. (2011), referências importantes na discussão sobre gestão da biblioteca. Metodologicamente, a pesquisa é documental, exploratória e de campo, utilizando entrevistas semiestruturadas com as duas Professoras de Ensino do Uso de Biblioteca (PEUBs), com duas Especialistas em Educação Básica (EEBs) e com a gestora escolar, além de uma Roda de Conversa com docentes de Língua Portuguesa. A análise dos dados, organizada em três eixos – visão atual dos participantes sobre a organização da biblioteca; práticas pedagógicas de formação para a leitura na EEMMM e sugestões para a melhoria do espaço da biblioteca e das práticas atuais – revelou problemas como espaço limitado, infraestrutura precária, acervo desorganizado e falta de planejamento de atividades. Como resultado, a pesquisa aponta para a necessidade de ações integradas para melhorar a utilização da biblioteca e as práticas pedagógicas O Plano de Ação Educacional busca implementar iniciativas para estimular os alunos a se engajarem mais ativamente com a leitura e com a compreensão textual, destacando a importância da biblioteca escolar como ferramenta pedagógica essencial na formação de leitores autônomos e críticos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação para leiturapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectGestão da biblioteca escolarpt_BR
dc.subjectReading trainingpt_BR
dc.subjectReader trainingpt_BR
dc.subjectSchool library managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA biblioteca da Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes e a formação para a leitura dos alunos dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons