https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19422
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
brunnasilvacardosodepaula.pdf | PDF/A | 1.92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Escola e família: um estudo sobre a participação das famílias na vida escolar dos alunos do ensino fundamental e ensino médio |
Autor(es): | Paula, Brunna Silva Cardoso de |
Orientador: | Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo |
Miembros Examinadores: | Scortegagna, Liamara |
Miembros Examinadores: | Oliveira, Helena Rivelli de |
Resumo: | Esta dissertação foi desenvolvida no contexto do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A pesquisa analisa a participação das famílias na vida escolar dos estudantes da Escola "Monte das Ideias". Elencamos como questão de pesquisa: quais são as causas da ausência das famílias na vida escolar dos alunos da Escola 'Monte das Ideias' e quais estratégias podem ser desenvolvidas para aumentar sua participação no processo educacional? Propõe-se como objetivo geral da pesquisa, identificar e analisar as causas da ausência das famílias nas atividades escolares, visando propor mudanças e desenvolver estratégias para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Já os objetivos específicos são descrever a participação da comunidade escolar nas ações e projetos da Escola de Ensino Fundamental e Médio da Escola “Monte das Ideias”; analisar quais são os fatores associados à baixa participação das famílias na vida escolar e propor ações e apontar caminhos que ampliem a participação de pais nas decisões e projetos desenvolvidos pela escola para a promoção de uma gestão democrática. A pesquisa revelou que a principal causa da baixa participação dos pais está relacionada a questões de ordem socioeconômica e falta de tempo, além de uma percepção de distanciamento da escola em relação à realidade das famílias. Outro fator identificado foi a comunicação deficiente entre a escola e os pais, com pouca clareza sobre os canais de participação e as expectativas da escola quanto ao envolvimento dos responsáveis. Os resultados indicaram que, para melhorar essa relação, é necessário um esforço conjunto entre a escola e as famílias, com ações mais inclusivas e acessíveis, como encontros com horários mais flexíveis e uma comunicação mais direta e constante. Com base nesses resultados, a conclusão aponta que a gestão democrática da escola "Monte das Ideias" pode ser aprimorada por meio de ações que busquem envolver as famílias de maneira mais efetiva, como a criação de espaços de diálogo, a implementação de um calendário de reuniões que leve em consideração as condições das famílias e o uso de ferramentas de comunicação mais eficazes. Além disso, a pesquisa sugere a adoção de projetos educativos que contemplem a participação ativa dos pais nas decisões e no cotidiano escolar. A relação escola-família deve ser entendida como um processo contínuo de construção, e não como uma ação pontual, com a promoção da corresponsabilidade educacional sendo um fator chave para o sucesso acadêmico dos alunos. |
Resumen : | This dissertation was developed in the context of the Professional Master's Degree in Education Management and Assessment at the Center for Public Policies and Education Assessment at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The research analyzes the participation of families in the school life of students at the "Monte das Ideias" School. We listed the following research question: what are the causes of the absence of families in the school life of students at the "Monte das Ideias" School and what strategies can be developed to increase their participation in the educational process? The general objective of the research is to identify and analyze the causes of the absence of families in school activities, aiming to propose changes and develop strategies to improve the teaching-learning process. The specific objectives are to describe the participation of the school community in the actions and projects of the Elementary and High School of the "Monte das Ideias" School; to analyze the factors associated with the low participation of families in school life; and to propose actions and indicate ways to increase the participation of parents in the decisions and projects developed by the school to promote democratic management. The research revealed that the main cause of low parental involvement is related to socioeconomic issues and lack of time, in addition to a perception that the school is distant from the reality of families. Another factor identified was poor communication between the school and parents, with little clarity about the channels of participation and the school's expectations regarding the involvement of parents. The results indicated that, in order to improve this relationship, a joint effort between the school and families is necessary, with more inclusive and accessible actions, such as meetings with more flexible schedules and more direct and constant communication. Based on these results, the conclusion indicates that the democratic management of the "Monte das Ideias" school can be improved through actions that seek to involve families more effectively, such as the creation of spaces for dialogue, the implementation of a meeting schedule that takes into account the families' conditions and the use of more effective communication tools. In addition, the research suggests the adoption of educational projects that include the active participation of parents in decisions and in the school's daily routine. The school-family relationship must be understood as a continuous process of construction, and not as a one-off action, with the promotion of educational co-responsibility being a key factor for students' academic success. |
Palabras clave : | Participação da família Gestão democrática Tomadas de decisões Family participation Democratic management Decision-making |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19422 |
Fecha de publicación : | 10-mar-2025 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons