https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19429
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
olavoaugustopereiraazambuja.pdf | PDF/A | 4.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | O olhar que evidencia o sagrado: hierofania pela forma no filme Lazzaro Felice |
Author: | Azambuja, Olavo Augusto Pereira |
First Advisor: | Pires, Frederico Pieper |
Referee Member: | Lopes, Erika Savernini |
Referee Member: | Arielo, Flávia Santos |
Resumo: | A presente dissertação faz uma investigação a partir do potencial da religião em se vascularizar na vida e no universo das pessoas, partindo do arcabouço teórico do historiador da religião e filósofo romeno Mircea Eliade. O trabalho detecta, a partir de Eliade, a crise existencial do ser humano na modernidade, marcada pela perda de uma religiosidade cósmica e por uma relação frígida com o cosmos, que é percebido como mudo e inerte. A pesquisa propõe que, mesmo nesse cenário, o sagrado não desaparece, mas se encontra “camuflado”, podendo ser percebido e evidenciado através de novos formatos, com privilégio e destaque para a arte cinematográfica. A fundamentação teórica ancora-se nos conceitos elidianos de morfologia do sagrado e profano, de tempo e espaço não-homogêneos e, centralmente, na noção de hierofania aliado ao pensamento ontológico do autor. A pesquisa avança com uma contribuição hermenêutica original ao interpretar a hierofania não como uma simples manifestação, mas como o ato de “tornar evidente o sagrado”, um desvelar do que já é autoevidente e imanente à realidade. Essa abordagem sustenta a análise do Homo religiosus e da busca por um “assentamento ontológico” como resposta à angústia existencial. Como ponte metodológica para a análise fílmica, a dissertação recorre à teoria do Estilo Transcendental de Paul Schrader, requalificando-a como um estilo hierofânico. Este método permite analisar como a “forma” do cinema – e não apenas seu conteúdo – pode ser orquestrada para evocar e simular uma espécie de encontro com o sagrado através das fases condutivas deste estilo: cotidiano, disparidade, ações decisivas e êxtase. O objeto de estudo para a interação e teste deste instrumental teórico é o filme italiano Lazzaro Felice (2018), da diretora Alice Rohrwacher. A análise demonstra que o filme opera como uma hierofania contemporânea, pois o personagem principal, Lazzaro, é apresentado como a própria encarnação da hierofania e seu olhar funciona como um dispositivo pedagógico para a evidenciação do sagrado. A forma do filme, com suas escolhas estéticas e narrativas, guia o espectador em uma jornada que culmina no momento de êxtase, exemplificado na cena da “fuga da música” da igreja, que ressignifica a existência dos personagens, que espirra e reflete no espectador. Assim, a obra propõe uma “restituição do olhar”, funcionando como uma espécie de liturgia secular que oferece a possibilidade de uma retomada do assentamento ontológico. O trabalho revalida, assim, a pertinência do pensamento de Eliade para a análise da cultura contemporânea e afirma o potencial da linguagem cinematográfica como um poderoso veículo para a expressão do sagrado. |
Abstract: | This thesis investigates the potential of religion to infuse human existence and consciousness, drawing on the theoretical framework of Romanian historian of religion and philosopher Mircea Eliade. The work identifies, through Eliade's lens, the existential crisis of human beings in modernity, marked by the loss of cosmic religiosity and a detached relationship with the cosmos, which is perceived as mute and inert. The research proposes that, even in this scenario, the sacred does not disappear, but is “camouflaged,” and can be perceived and evidenced through new formats, with particular emphasis on cinematographic art. The theoretical foundation is anchored in Eliade's concepts of the morphology of the sacred and the profane, of non-homogeneous time and space, and, centrally, in the notion of hierophany coupled with the author's ontological thought. The research advances with an original hermeneutic contribution by interpreting hierophany not as a simple manifestation, but as the act of “rendering the sacred manifest,” an unveiling of what is already self-evident and immanent to reality. This approach supports the analysis of Homo religiosus and the search for an “ontological settlement” as a response to existential angst. As a methodological bridge for film analysis, the dissertation draws on Paul Schrader's theory of Transcendental Style, reconceptualizing it as a hierophanic style. This method allows us to analyze how the “form” of cinema—and not just its content—can be orchestrated to evoke and simulate a kind of encounter with the sacred through the constituent phases of this Style: everyday life, disparity, decisive actions, and ecstasy. The object of study for the interaction and testing of this theoretical instrument is the Italian film Lazzaro Felice (2018), by director Alice Rohrwacher. The analysis demonstrates that the film operates as a contemporary hierophany, as the main character Lazzaro is presented as the very embodiment of hierophany and his gaze functions as a pedagogical device for the evocation of the sacred. The form of the film, with its aesthetic and narrative choices, guides the viewer on a journey that culminates in a moment of ecstasy, exemplified in the scene of the “escape from the music” of the church, which redefines the characters' existence and resonates with the viewer. Thus, the work proposes a “restitution of the gaze,” functioning as a kind of secular liturgy that offers the possibility of a resumption of ontological settlement. The work thus revalidates the relevance of Eliade's thinking for the analysis of contemporary culture and affirms the potential of cinematic language as a powerful vehicle for the expression of the sacred. |
Keywords: | Sagrado Hierofania Ontologia Cinema Estilo transcendental Holy Hierophany Ontology Transcendental style |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19429 |
Issue Date: | 19-Aug-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License