Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19440
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
josealbertobatistafilho.pdfPDF/A3.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A escola do bairro que samba: a cátedra do samba na cidade de Guaratinguetá
Author: Batista Filho, José Alberto
First Advisor: Dias, Juliana Maddalena Trifilio
Referee Member: Malta, Guilherme Augusto Pereira
Referee Member: Andrade, Julia Santos Cossermelli de
Resumo: Esta dissertação investiga as escolas de samba da cidade de Guaratinguetá-SP, com ênfase na Escola de Samba Bonecos Cobiçados, enquanto espaços educativos e de produção de saberes populares. A partir de uma abordagem qualitativa, fundamentada na escuta sensível, foram analisados sambas de enredo, registros históricos, observações de campo e entrevistas com membros da agremiação. O trabalho parte do pressuposto de que o samba, enquanto manifestação cultural popular, possui potência pedagógica e articula memórias, identidades e territorialidades. A cidade de Guaratinguetá é apresentada como território de tensões simbólicas entre o sagrado institucionalizado e a religiosidade popular, onde o carnaval emerge como forma potente de expressão e resistência. A Escola de Samba Bonecos Cobiçados é compreendida como cátedra popular, espaço de formação coletiva, fortalecimento comunitário e construção de subjetividades. A dissertação articula conceitos como lugar geopsíquico, comunidade e saber popular para valorizar os saberes que emergem da cultura carnavalesca. Ao final, o estudo reafirma a importância do reconhecimento institucional das escolas de samba como lugares de saber aponta para os desafios encontrados no contexto de Guaratinguetá.
Abstract: This dissertation investigates the samba schools of Guaratinguetá-SP, with emphasis on the Bonecos Cobiçados Samba School, as educational spaces and producers of popular knowledge. Based on a qualitative approach grounded in sensitive listening, the research analyzes samba-enredos (theme songs), historical records, field observations, and interviews with members of the school. The study starts from the premise that samba, as a popular cultural manifestation, holds pedagogical potential and articulates memory, identity, and territoriality. The city of Guaratinguetá is presented as a territory of symbolic tensions between institutionalized sacredness and popular religiosity, where carnival emerges as a powerful form of expression and resistance. The Bonecos Cobiçados Samba School is understood as a popular cátedra (chair), a space for collective formation, community strengthening, and the construction of subjectivities. The dissertation articulates concepts such as geopsychic place, community, and popular knowledge to highlight the value of knowledge emerging from carnival culture. Finally, the study reaffirms the importance of institutional recognition of samba schools as places of knowledge and points to the challenges encountered in the context of Guaratinguetá.
Keywords: Escolas de samba
Saberes populares
Lugar geopsíquico
Experiência urbana
Samba schools
Popular knowledge
Geopsychic place
Urban experience
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19440
Issue Date: 15-Aug-2025
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons