Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19460
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
danielesalzersimaspasqualino.pdfPDF/A1.05 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Kistemann Júnior, Marco Aurélio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0321706175094911pt_BR
dc.contributor.referee1Neubert, Luiz Flávio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3675395434849769pt_BR
dc.contributor.referee2Giordano, Cássio Cristiano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1005379144784841pt_BR
dc.creatorPasqualino, Daniele Salzer Simas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-22T15:59:46Z-
dc.date.available2025-09-22-
dc.date.available2025-09-22T15:59:46Z-
dc.date.issued2025-08-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19460-
dc.description.abstractThe present study aims to investigate the difficulties faced by the pedagogical team of a school within the State Education Network of Minas Gerais regarding the use of interdisciplinary textbooks implemented for the New High School model. It explores the changes in Brazilian secondary education, particularly following Law 13.415/2017, narrowing the research scope to the proposals implemented in Minas Gerais. Throughout my professional journey as an educator, challenges and issues related to the use of these teaching materials have been observed, prompting an investigation into the difficulties experienced by the pedagogical team at the school under study. Data collection was conducted through a qualitative approach, involving interviews with the school’s supervisory team and questionnaires administered to teachers working within the New High School model, with an emphasis on interdisciplinarity and the influence of the textbooks on their pedagogical practices. This enabled discussions on the real experiences observed within the school. The obstacles identified in implementing interdisciplinary work in light of the current proposals include issues such as the lack of teacher training opportunities during the academic year, limited familiarity with the textbooks provided for high school education, and the ineffectiveness of the content presented in these materials. These factors contribute to the absence of interdisciplinary practices in students’ daily school life. The theoretical frameworks used to support this study facilitated a discussion between the observed practices and the emerging proposals of this new model. This led to the development of an Educational Action Plan aimed at mitigating or even resolving the challenges identified by the teaching staff in response to the changes introduced. The study addresses educational policies, curricular reforms, and methodological proposals related to high school education, highlighting the importance of continuous teacher training and the adaptation of textbooks to different school realities.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo pesquisar sobre as dificuldades enfrentadas pela equipe pedagógica de uma escola da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais quanto ao uso dos livros didáticos interdisciplinares implantados para o Novo Ensino Médio, explorando as mudanças no Ensino Médio brasileiro, particularmente após a Lei 13.415/2017, delimitando o campo de pesquisa às propostas implementadas em Minas Gerais. Durante a minha trajetória profissional como educadora, foram observados desafios e questões associadas ao uso desses materiais didáticos, levando-nos a investigar as dificuldades enfrentadas pela equipe pedagógica da escola estudada. O levantamento de dados a partir de uma abordagem qualitativa através de entrevistas com a supervisão da escola e questionário aplicado aos docentes que trabalham com o Novo Ensino Médio, com destaque na interdisciplinaridade e na influência dos materiais didáticos em suas práticas pedagógicas, possibilitou discussões sobre a realidade vivida na escola em pesquisa. Os obstáculos observados para o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar frente às propostas implementadas nesse momento abrangem questões ligadas à ausência de espaços de formação docente no decorrer do ano letivo, pouco conhecimento sobre os materiais didáticos disponibilizados para o Ensino Médio atrelado à ineficácia dos conteúdos trazidos nesse material, ocasionando na ausência de práticas interdisciplinares no cotidiano escolar dos estudantes. Os referenciais teóricos utilizados para o embasamento dos nossos estudos, viabilizaram uma discussão entre as práticas observadas e as propostas emergentes nesse novo modelo, resultando na proposição de um Plano de Ação Educacional com o objetivo de atenuar ou até mesmo sanar as dificuldades elencadas pela equipe docente frente às mudanças ocorridas nesse momento. O estudo aborda as políticas educacionais, reformas curriculares e propostas metodológicas relacionadas ao Ensino Médio, destacando a importância da formação continuada de professores e da adaptação dos materiais didáticos às diferentes realidades escolares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNovo ensino médiopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectNew high school curriculumpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO novo ensino médio e a proposta interdisciplinar: o uso dos livros didáticos em uma escola da Zona da Mata mineirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons