https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19494
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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paulademouraesilvatoledo.pdf | PDF/A | 1.82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação dos principais fatores de estresse e seus impactos na saúde mental dos estudantes de medicina: estudo longitudinal |
Autor(es): | Toledo, Paula de Moura e Silva |
Primeiro Orientador: | Lucchetti, Alessandra Lamas Granero |
Co-orientador: | Ezequiel, Oscarina da Silva |
Membro da banca: | Motta, Luciana Branco da |
Membro da banca: | Madalena, Natália de Castro Pecci |
Resumo: | Introdução: Apesar da ascendente preocupação com a saúde mental dos estudantes de medicina, ainda são carentes acompanhamentos à longo prazo assim como a identificação dos fatores que levam a esse desfecho. O presente estudo tem como objetivo avaliar de forma longitudinal os principais fatores de estresse e seu impacto na saúde mental dos estudantes de medicina seguidos por dois anos. Métodos: Trata-se de estudo longitudinal, observacional e quantitativo, com dados coletados ao longo de dois anos, 2016 e 2018, envolvendo estudantes da Faculdade de Medicina da UFJF matriculados nesse período. Estes estudantes foram avaliados através das escalas: DASS-21, para medir sintomas de depressão, ansiedade e estresse e a Medical Student Stress Factor Scale (MSSF) para identificar os principais fatores de estresse enfrentados por estudantes de medicina. Na análise estatística foi utilizado modelos de equação estrutural (MEE) para identificar os fatores de estresse associados à saúde mental dos estudantes. Resultados: Um total de 231 estudantes de medicina participaram do estudo. Níveis significativos de depressão (aumentando de 45,9% em 2016 para 48,9% em 2018), ansiedade (diminuindo de 52,8% para 48,9%) e estresse (aumentando de 56,7% para 59,7%) foram observados, afetando a maioria dos estudantes. Os estressores mais prevalentes estavam relacionados à falta de tempo e ao ambiente/desempenho acadêmico de aprendizagem. Nossos MEE revelaram que o ambiente de aprendizagem, a depressão basal e os problemas de relacionamento estavam associados à depressão no acompanhamento; problemas de aprendizagem, estressores de saúde e ansiedade basal estavam associados à ansiedade no acompanhamento; e ambiente de aprendizagem, problemas de aprendizagem, estressores de saúde e estresse basal estavam associados ao estresse no acompanhamento. Conclusão: Há uma alta prevalência de sintomas de saúde mental ao longo do tempo e que ocorreram a identificação de fatores estressores específicos associados aos sintomas de depressão, ansiedade e estresse. É importante que as escolas de medicina priorizem a abordagem à saúde mental dos estudantes de medicina, juntamente com a implementação de políticas e intervenções direcionadas para melhorar o bem-estar mental dos alunos e futuros médicos. |
Abstract: | Introduction: Despite the growing concern about the mental health of medical students, long-term monitoring and identification of the factors that lead to this outcome are still lacking. The present study aims to longitudinally evaluate the main stress factors and their impact on the mental health of medical students followed for two years. Methods: This is a longitudinal, observational, and quantitative study, with data collected over two years, 2016 and 2018, involving students from the UFJF School of Medicine enrolled during this period. These students were assessed using the following scales: DASS21, to measure symptoms of depression, anxiety, and stress, and the Medical Student Stress Factor Scale (MSSF) to identify the main stress factors faced by medical students. In the statistical analysis, structural equation models (SEM) were used to identify the stress factors associated with the students' mental health. Results: A total of 231 medical students participated in the study. Significant levels of depression (increasing from 45.9% in 2016 to 48.9% in 2018), anxiety (decreasing from 52.8% to 48.9%), and stress (increasing from 56.7% to 59.7%) were observed, affecting the majority of students. The most prevalent stressors were related to lack of time and learning environment/academic performance. Our SEM revealed that learning environment, baseline depression, and relationship problems were associated with depression at follow-up; learning problems, health stressors, and baseline anxiety were associated with anxiety at follow-up; and learning environment, learning problems, health stressors, and baseline stress were associated with stress at follow-up. Conclusion: There is a high prevalence of mental health symptoms over time, and specific stressors associated with symptoms of depression, anxiety, and stress were identified. It is important that medical schools prioritize addressing medical students’ mental health, along with implementing targeted policies and interventions to improve the mental well-being of students and future physicians. |
Palavras-chave: | Estresse Ansiedade Depressão Estudante de medicina Estudo longitudinal Stress Anxiety Depression Medical student Longitudinal study |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Medicina |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19494 |
Data do documento: | 28-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Saúde Coletiva (Dissertações) |
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