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dc.contributor.advisor1Marques, Luciana Pacheco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727347P8pt_BR
dc.contributor.referee1Hage, Salomão Antônio Mufarrej-
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dc.contributor.referee2Carvalho, Janete Magalhães-
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dc.contributor.referee3Pinto, Vicente Paulo dos Santos-
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dc.contributor.referee4Santos, Ilka Schapper-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796444E1pt_BR
dc.creatorRibeiro, Simone da Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761139T6pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T16:08:47Z-
dc.date.available2016-05-19-
dc.date.available2016-07-13T16:08:47Z-
dc.date.issued2012-09-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1949-
dc.description.abstractThis thesis arises from my practice as a consultant with the small family farmers and my participation in discussions about Rural Education in the Zona da Mata region of Minas Gerais State and consolidates with the theoretical and methodological debate that Ifollowed, not only in the field of Rural Education, but also in the epistemological field. The development of the research was configured as ajourney which, while reflecting on the process of construction of Rural Education (ARROYO, 1999, 2008; CALDART, 2000, 2004; JESUS, 2008; HAGE, 2010), especially in public schools in the country, allowed the reflection and disinvisibility of teachers' arts of making (SANTOS, 2006) (CERTEAU, 1994) through conversations about their practices and knowledge. To achieve this objective, Ichose to follow the evidences (GINZBURG, 1987) of/in the stories heard in conversation circles with teachers who work incountry schools in Miradouro city, MG, translated into narratives that I bring along the text. This process evidenced the audaciousmovements of the practices, their ways of using the imposed products(CERTEAU, 1994, 2005) and explained the presence of other rationalities and other knowledge that cohabit this world in which we are inconclusive beings (FREIRE, 2001), constantly seeking to be more. This walk identified the need to understand the everyday actions of the school as creative practices, giving them the visibility thatescapes to a rationalizing logic that wants to see school only as a space of educational routine, bringing the realization that infinite paths have been trodden, giving a much broader sense to school functions.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese nasce da minha prática enquanto assessora junto a agricultores e agricultoras familiares e da minha participação nas discussões sobre Educação do Campo na Zona da Mata de Minas Gerais e se consolida com o debate teórico e metodológico que acompanhei, não apenas no campo da Educação do Campo, mas também no campo epistemológico. O caminhar da pesquisa se configurou como uma viagem que, ao refletir sobre o processo de construção da Educação do Campo (ARROYO, 1999, 2008; CALDART, 2000, 2004; JESUS, 2006; HAGE, 2010), sobretudo nas escolas públicas do campo, possibilitou a reflexão e a desinvisibilização (SANTOS, 2006) das artes de fazer (CERTEAU, 1994) de professoras a partir de conversas sobre suas práticas e conhecimentos. Para dar conta desta investida optei por seguir os indícios (GINZBURB, 1987) das/nas histórias que ouvi nas rodas de conversa com professoras que atuam em escolas do campo no município de Miradouro-MG, traduzidos em narrativas que trago ao longo do texto. Este processo evidenciou os movimentos astuciosos das práticas, suas maneiras de utilizar os produtos impostos (CERTEAU, 1994, 2005) e explicitou a presença de outras racionalidades e outros conhecimentos que coabitam este mundo onde somos seres inconclusos (FREIRE, 2001), na busca constante por sermos mais. Esta caminhada apontou a necessidade de compreender as ações cotidianas da escola como práticas criativas, dando a elas a visibilidade que foge a uma lógica racionalizante, que vê a escola apenas como um espaço de rotina pedagógica, trazendo a compreensão de que infinitos caminhos têm sido trilhados, dando um sentido muito mais amplo às funções escolares.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPolíticas públicas de educaçãopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectConhecimentospt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleConversas com professoras: desinvisibilizando as artes de fazer educação do campo na escola públicapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)
PROQUALI - Teses



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