Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19597
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
juliaalmeidacabralschroder.pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Avaliação da variabilidade da carga de minério na eficiência energética e na emissão de gases de efeito estufa no transporte ferroviário
Author: Schroder, Julia Almeida Cabral
First Advisor: Procópio, Aline Sarmento
Resumo: As emissões de gases de efeito estufa (GEE) vêm aumentando continuamente nas últimas décadas, ocasionando um aumento da temperatura na Terra e mudanças no clima. Estudos que visam diminuir essas emissões são extremamente importantes e estão sendo realizados em vários setores. O presente trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos da variabilidade no carregamento de minério sobre a eficiência energética e as emissões de GEE no transporte ferroviário, buscando otimizar esse processo. Por meio da obtenção do combustível utilizado para transportar a carga na malha ferroviária da MRS Logística, da aplicação das metodologias de cálculo do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), traduzido nacionalmente por meio do Programa Brasileiro GHG Protocol, e do uso de ferramentas para quantificação e gerenciamento de emissões, juntamente com a proposição de diferentes cenários de carregamento, foi possível estimar os efeitos da variabilidade do carregamento nos indicadores mencionados. Os resultados mostraram que a variação de carga traz efeitos expressivos na eficiência e nas emissões do transporte. Espera-se, com isso, que sejam realizados ainda mais investimentos em uma melhor qualidade do carregamento, uma vez que melhorias na eficiência energética impactam na emissão de gases do efeito estufa. A mudança na cultura do carregamento, visando uma menor variabilidade de carga dos trens de minério, pode ser uma estratégia de mitigação de GEE, contribuindo para o combate da crise climática.
Abstract: Greenhouse gas (GHG) emissions have been progressively increasing in recent decades, causing an increase in Earth's temperature and climate change. Studies intended at reducing these emissions are extremely important and are being carried out in several sectors. This study aimed to evaluate the effects of variability in ore loading on energy efficiency and GHG emissions in rail transportation, seeking to optimize this process. By obtaining the fuel used to transport the cargo on the MRS Logística rail network, applying the calculation methodologies of the Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), translated nationally through the Brazilian GHG Protocol Program, and using tools for quantifying and managing emissions in different loading scenarios, it was possible to estimate the effects of load variability on the mentioned indicators. The results showed that load variation has significant effects on transportation efficiency and emissions. It is expected that further investments will be made in improving the quality of loading, as improvements in energy efficiency directly impact GHG emissions. Changing the loading culture, aiming at less variability in the load of ore trains, can be a GHG mitigation strategy, contributing to combating the climate crisis.
Keywords: Emissões de gases de efeito estufa
Transporte ferroviário
Eficiência energética
Greenhouse gas emissions
Rail transport
Energy efficiency
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Engenharia
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19597
Issue Date: 19-Aug-2025
Appears in Collections:Engenharia Ambiental e Sanitária - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons