https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19601
Clase: | Dissertação |
Título : | Associação entre temperamento, esporte escolar e desempenho acadêmico: revisão de escopo e estudo transversal |
Autor(es): | Almeida, Athos Campos de |
Orientador: | Coimbra, Danilo Reis |
Miembros Examinadores: | Silva, Cristiano Diniz da |
Miembros Examinadores: | Dornellas, Liege Coutinho Goulart |
Resumo: | Introdução: A Educação Física, é um importante componente curricular que integra o desenvolvimento do aluno durante o período de criança e adolescência, pode impactar o desenvolvimento das características psicológicas, de personalidade, temperamento, caráter. O objetivo do presente estudo foi identificar como o perfil de personalidade, temperamento, caráter e competência socioemocional é investigado em crianças e adolescentes escolares. Métodos: Utilizou-se das recomendações da Preferred Reporting Items for Scoping Review (PRISMA). O estudo foi registrado no Open Science Framework - OSF. As buscas foram realizadas nas bases de dados PubMed, Embase, Psyinfo, SPORTDiscus, Web of Science e para busca de literatura cinzenta foi utilizado o Google Acadêmico. O acrômio utilizado para estruturar a busca nas bases de dados foi PCC, sendo a População: “crianças”, “adolescentes” e “, “estudantes”; Conceito: “personalidade”, “temperamento”, “caráter”, “regulação emocional”, “habilidades sociais”, “desenvolvimento moral” e “valores sociais”; Contexto: “educação física e treinamento”, “esportes juvenis” e “esportes”. Resultados: A busca identificou 8.957 artigos. Foram removidos 750 artigos duplicados, nas etapas seleção, foram excluídos 5.094 estudos pelos títulos e resumos. Assim, 1.065 artigos foram para a avaliação do texto completo. No total de 100 artigos permaneceram na análise final do estudo. Conclusão: Os achados desta revisão de escopo em relação aos objetivos, método, instrumentos e desfecho são pontos fundamentais para fornecer ideias práticas concretas no contexto da Educação Física para professores e gestores intervirem na formação integral dos estudantes e novas oportunidades de pesquisa a partir das lacunas existentes na literatura. |
Resumen : | Introduction: Physical Education is an important curricular component that contributes to the development of students during childhood and adolescence. It can impact the development of psychological characteristics such as personality, temperament, and character. The aim of the present study was to identify how personality, temperament, character, and socioemotional competence are investigated in school-aged children and adolescents. Methods: The study followed the recommendations of the Preferred Reporting Items for Scoping Reviews (PRISMA). It was registered in the Open Science Framework (OSF). Searches were conducted in the PubMed, Embase, PsycINFO, SPORTDiscus, and Web of Science databases, and Google Scholar was used for gray literature searches. The PCC framework guided the search strategy: Population – “children,” “adolescents,” and “students”; Concept – “personality,” “temperament,” “character,” “emotional regulation,” “social skills,” “moral development,” and “social values”; Context – “physical education and training,” “youth sports,” and “sports.” Results: The search identified 8,957 articles. A total of 750 duplicates were removed. During the selection process, 5,094 studies were excluded based on titles and abstracts. Consequently, 1,065 articles were assessed in full text. In the end, 100 articles remained in the final analysis. Conclusion: The findings of this scoping review regarding objectives, methods, instruments, and outcomes provide essential insights for offering concrete practical strategies within Physical Education. These can support teachers and school administrators in fostering students’ holistic development and highlight new research opportunities based on existing gaps in the literature. |
Palabras clave : | Temperamento Caráter Personalidade Educação física e treinamento Adolescente Temperament Character Personality Physical education and training Adolescent |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação Física |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Física |
Clase de Acesso: | Acesso Embargado Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19601 |
Fecha de publicación : | 20-ago-2025 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação Física (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons