Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19601
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Coimbra, Danilo Reis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0934950915718317pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Cristiano Diniz da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0827232521004284pt_BR
dc.contributor.referee2Dornellas, Liege Coutinho Goulart-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1556776085970712pt_BR
dc.creatorAlmeida, Athos Campos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1551902477294530pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-16T11:04:19Z-
dc.date.available2025-10-15-
dc.date.available2025-10-16T11:04:19Z-
dc.date.issued2025-08-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19601-
dc.description.abstractIntroduction: Physical Education is an important curricular component that contributes to the development of students during childhood and adolescence. It can impact the development of psychological characteristics such as personality, temperament, and character. The aim of the present study was to identify how personality, temperament, character, and socioemotional competence are investigated in school-aged children and adolescents. Methods: The study followed the recommendations of the Preferred Reporting Items for Scoping Reviews (PRISMA). It was registered in the Open Science Framework (OSF). Searches were conducted in the PubMed, Embase, PsycINFO, SPORTDiscus, and Web of Science databases, and Google Scholar was used for gray literature searches. The PCC framework guided the search strategy: Population – “children,” “adolescents,” and “students”; Concept – “personality,” “temperament,” “character,” “emotional regulation,” “social skills,” “moral development,” and “social values”; Context – “physical education and training,” “youth sports,” and “sports.” Results: The search identified 8,957 articles. A total of 750 duplicates were removed. During the selection process, 5,094 studies were excluded based on titles and abstracts. Consequently, 1,065 articles were assessed in full text. In the end, 100 articles remained in the final analysis. Conclusion: The findings of this scoping review regarding objectives, methods, instruments, and outcomes provide essential insights for offering concrete practical strategies within Physical Education. These can support teachers and school administrators in fostering students’ holistic development and highlight new research opportunities based on existing gaps in the literature.pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: A Educação Física, é um importante componente curricular que integra o desenvolvimento do aluno durante o período de criança e adolescência, pode impactar o desenvolvimento das características psicológicas, de personalidade, temperamento, caráter. O objetivo do presente estudo foi identificar como o perfil de personalidade, temperamento, caráter e competência socioemocional é investigado em crianças e adolescentes escolares. Métodos: Utilizou-se das recomendações da Preferred Reporting Items for Scoping Review (PRISMA). O estudo foi registrado no Open Science Framework - OSF. As buscas foram realizadas nas bases de dados PubMed, Embase, Psyinfo, SPORTDiscus, Web of Science e para busca de literatura cinzenta foi utilizado o Google Acadêmico. O acrômio utilizado para estruturar a busca nas bases de dados foi PCC, sendo a População: “crianças”, “adolescentes” e “, “estudantes”; Conceito: “personalidade”, “temperamento”, “caráter”, “regulação emocional”, “habilidades sociais”, “desenvolvimento moral” e “valores sociais”; Contexto: “educação física e treinamento”, “esportes juvenis” e “esportes”. Resultados: A busca identificou 8.957 artigos. Foram removidos 750 artigos duplicados, nas etapas seleção, foram excluídos 5.094 estudos pelos títulos e resumos. Assim, 1.065 artigos foram para a avaliação do texto completo. No total de 100 artigos permaneceram na análise final do estudo. Conclusão: Os achados desta revisão de escopo em relação aos objetivos, método, instrumentos e desfecho são pontos fundamentais para fornecer ideias práticas concretas no contexto da Educação Física para professores e gestores intervirem na formação integral dos estudantes e novas oportunidades de pesquisa a partir das lacunas existentes na literatura.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectTemperamentopt_BR
dc.subjectCaráterpt_BR
dc.subjectPersonalidadept_BR
dc.subjectEducação física e treinamentopt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectTemperamentpt_BR
dc.subjectCharacterpt_BR
dc.subjectPersonalitypt_BR
dc.subjectPhysical education and trainingpt_BR
dc.subjectAdolescentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleAssociação entre temperamento, esporte escolar e desempenho acadêmico: revisão de escopo e estudo transversalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação Física (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons