Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19602
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
milenafagundeslima.pdfPDF/A1.49 MBAdobe PDFView/Open
Type: Dissertação
Title: Esforço cognitivo e fadiga mental: relações e impactos sobre a performance de jogadores de futebol
Author: Lima, Milena Fagundes
First Advisor: Bara Filho, Maurício Gattás
Co-Advisor: Cardoso, Felippe da Silva Leite
Referee Member: Machado, Guilherme Figueiredo
Referee Member: Casanova, Filipe Luis Martins
Resumo: A fadiga mental é uma condição neurobiológica que pode comprometer a performance de jogadores de futebol. Diante da crescente exigência cognitiva do futebol moderno, esta dissertação teve como objetivo geral investigar a relação entre esforço cognitivo e a fadiga mental e seus efeitos na performance tática de jogadores de futebol. Para isso, foram realizados uma revisão sistemática da literatura científica (2015–2025) e dois estudos experimentais. A revisão foi conduzida de acordo com as diretrizes PRISMA, utilizando a base de dados Web of Science e critérios PICOS, resultando na seleção de 20 estudos. Os estudos experimentais avaliaram a performance tática por meio do FUT-SAT em jogos reduzidos, em situação controle e em estado de fadiga mental, previamente induzida por meio da Tarefa de Stroop. Os achados indicaram que a fadiga mental compromete de forma relevante a performance tática dos atletas, impactando de maneira negativa tanto no índice de performance tática, quanto no comportamento tático adotado durante o jogo. No entanto, jogadores com maior eficiência cognitiva obtiveram pouco ou nenhum prejuízo da performance. Conclui-se, portanto, que a fadiga mental tem um efeito substancialmente prejudicial sobre a performance tática no futebol, mas que uma boa eficiência cognitiva pode atenuar esses impactos. Esses resultados ressaltam a importância do monitoramento da carga cognitiva e do cuidado com o planejamento dos treinos.
Abstract: Mental fatigue is a neurobiological condition that can compromise the performance of football players. Considering the increasing cognitive demands of modern football, the main objective of this dissertation was to investigate the relationship between cognitive effort and mental fatigue, as well as their effects on the tactical performance of football players. To achieve this, a systematic review of the scientific literature (2015–2025) and two experimental studies were conducted. The review was carried out in accordance with PRISMA guidelines, using the Web of Science database and PICOS criteria, resulting in the selection of 20 studies. The experimental studies assessed tactical performance using the FUT-SAT in small-sided games, both under control conditions and under a state of mental fatigue, which was previously induced through the Stroop Task. The findings indicated that mental fatigue significantly impairs athletes’ tactical performance, negatively affecting both the tactical performance index and the tactical behaviour adopted during play. However, players with higher cognitive efficiency experienced little to no performance impairment. It is therefore concluded that mental fatigue has a substantially detrimental effect on tactical performance in football; however, good cognitive efficiency can mitigate these impacts. These results highlight the importance of monitoring cognitive load and carefully planning training sessions.
Keywords: Fadiga mental
Esforço cognitivo
Performance tática
Futebol
Mental fatigue
Cognitive effort
Tactical performance
Football
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação Física
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Física
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19602
Issue Date: 18-Aug-2025
Appears in Collections:Mestrado em Educação Física (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons