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Type: Dissertação
Title: Do planejamento à prática: intenção pedagógica no basquetebol formativo
Author: Souza, Lívia Costa dos Reis
First Advisor: Bara Filho, Maurício Gattás
Co-Advisor: Ribeiro Junior, Dilson Borges
Referee Member: Werneck, Francisco Zacaron
Referee Member: Ibáñez, Sergio José
Resumo: O esporte é uma das manifestações culturais mais relevantes do século XXI, e o basquetebol, como modalidade coletiva de cooperação, invasão e oposição, consolidou-se no cenário brasileiro tanto no masculino quanto no feminino. Os jogos esportivos coletivos de invasão, como o basquetebol, caracterizam-se por dinâmicas ofensivas e defensivas em um espaço comum entre duas equipes com o mesmo objetivo. Nesse contexto, o processo de ensinoaprendizagem-treinamento ganha destaque como um campo de investigação científica, sustentado pelas contribuições da pedagogia do esporte. As teorias e modelos pedagógicos propõem que o ensino do jogo deva ocorrer a partir de situações com intencionalidade e a partir da lógica do jogo (técnica, tática e estratégica), além de promover o desenvolvimento integral dos(as) alunos(as)/atletas. Diante disso, objetivo foi definir a intenção pedagógica presente no processo de ensino-aprendizagem-treinamento de uma equipe de basquetebol de formação, com base no monitoramento das sessões de treino. A pesquisa foi realizada ao longo de uma temporada completa, utilizando a ferramenta SIATE para análise das variáveis pedagógicas, de carga externa e organizacionais, com uma equipe composta por cinco categorias: U12, U14 e U16 masculinas, e U14 e U16 femininas. A partir da observação e análise dos conteúdos planejados nas sessões de treino, bem como a comparação entre o que foi planejado e o que foi executado para compreender as decisões metodológicas adotadas pelos(as) treinadores(as). Após a análise descritiva da temporada, resultados apontam para uma predominância de tarefas que envolvem situações de jogo em igualdade numérica, com destaque 1x1 e 2x2 nas categorias iniciais, e 5x5 nas categorias mais avançadas. As tarefas também priorizaram o desenvolvimento tático por meio de pequenos jogos, com número executantes simultâneos elevado e alta densidade, aproximando os(as) alunos(as)/atletas das demandas do jogo real. Ainda, se observou uma prevalência de tarefas ofensivas, o que sugere um desequilíbrio entre as fases do jogo, e um uso limitado de pressão tempo e competição como forma de aumentar a carga competitiva. Conclui-se que a equipe investigada apresenta uma tendência do uso de metodologias baseadas em jogos, alinhadas às propostas das novas tendências pedagógicas. Em seguida, após a comparação do planejado e executado, os resultados revelaram uma concordância moderada entre o planejado e o executado nas variáveis pedagógicas e nas variáveis primárias de carga externa. No entanto, nas variáveis organizacionais e secundárias de carga externa, observaram-se diferenças estatisticamente significativas, embora com efeitos de pequena magnitude. As diferenças encontradas podem ser adaptações realizadas pelos(as) treinadores(as) durante as sessões, principalmente no que se refere à variáveis organizacionais. As variáveis que apresentaram mais concordância foram: a fase de ataque, os conteúdos de tática grupal, o uso de pequenos jogos I e a presença de oposição nas tarefas, executantes simultâneos e uma densidade elevada. Portanto, observou-se de boa a moderada concordância entre os dois, o que reforça a intenção pedagógica centrada no jogo e planejamento voltado ao desenvolvimento tático e cognitivo. Por fim, atendendo ao objetivo principal, podemos definir que a equipe analisada tem uma intenção pedagógica voltada para as novas tendências, com método global-funcional e estratégia de jogos.
Abstract: Sport is one of the most relevant cultural manifestations of the 21st century, and basketball, as a team sport involving cooperation, invasion, and opposition, has become firmly established in Brazil, both in male and female categories. Invasion team sports, such as basketball, are characterized by offensive and defensive dynamics that take place in a shared space between two teams pursuing the same goal. Within this context, the teaching-learning-training (T-L-T) process has gained prominence as a field of scientific inquiry, supported by contributions from sport pedagogy. Pedagogical theories and models suggest that the teaching of the game should be based on intentional situations and follow the internal logic of the game (technical, tactical, and strategic), while also promoting the holistic development of students/athletes. Based on this, the objective of the study was to define the pedagogical intention present in the T-L-T process of a youth basketball team, through the monitoring of training sessions. The research was conducted over a full season, using the SIATE tool to analyze pedagogical, external load, and organizational variables, with a team composed of five categories: U12, U14, and U16 boys, and U14 and U16 girls. The study involved observing and analyzing the planned training content and comparing it with what was actually implemented in order to understand the methodological decisions made by the coaches. After a descriptive analysis of the season, results pointed to a predominance of tasks involving numerically balanced game situations, with emphasis on 1v1 and 2v2 in the initial categories, and 5v5 in the more advanced ones. The tasks also prioritized tactical development through small-sided games, with a high number of simultaneous performers and elevated density, bringing students/athletes closer to the real demands of the game. Moreover, a prevalence of offensive tasks was observed, suggesting an imbalance between the phases of the game, and a limited use of time pressure and competition to increase the training load.It is concluded that the team under investigation tends to employ game-based methodologies aligned with the principles of contemporary pedagogical approaches. Furthermore, the comparison between planned and executed sessions revealed moderate agreement in pedagogical variables and primary external load variables. However, statistically significant differences were found in organizational and secondary external load variables, although with small effect sizes. These differences may reflect in-session adaptations made by coaches, particularly regarding organizational aspects. The variables that showed the highest levels of agreement included: the offensive phase, group tactical content, use of smallsided games I, presence of opposition, high simultaneous participation, and elevated density. Therefore, a good to moderate level of alignment was observed, reinforcing a pedagogical intention centered on the game and a training plan focused on tactical and cognitive development. In conclusion, in line with the main objective, it can be defined that the team analyzed demonstrates a pedagogical intention aligned with contemporary trends, using a global-functional method and a game-based strategy.
Keywords: SIATE
Basquetebol
Intenção pedagógica
Processo de E-A-T
Basketball
Pedagogical intention
T-L-T Process
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação Física
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Física
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19603
Issue Date: 20-Aug-2025
Appears in Collections:Mestrado em Educação Física (Dissertações)



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