https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19626
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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andreiavileladealmeidabarbosa.pdf | PDF/A | 1.54 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Limites e potencialidades de ações voltadas para o desenvolvimento da leitura e escrita, nos anos finais do ensino fundamental da Escola Estadual Maria Carolina |
Autor(es): | Barbosa, Andreia Vilela de Almeida |
Primeiro Orientador: | Botelho, Laura Silveira |
Membro da banca: | Machado, Miriam Raquel Piazzi |
Membro da banca: | Dalmaschio, Luciani |
Resumo: | A presente dissertação, desenvolvida no Curso do Mestrado Profissional de Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAED/UFJF), tem por objetivo geral compreender os fatores que contribuem para a dificuldade em leitura e escrita dos alunos dos anos finais do ensino fundamental, da Escola Estadual Maria Carolina (EEMC), localizada em um pequeno município do interior de Minas Gerais. Acrescenta-se a esse, os seguintes objetivos específicos: (1) descrever as dificuldades dos alunos dos anos finais do ensino fundamental em leitura e escrita; (2) analisar os fatores que contribuem para a dificuldade em leitura e escrita na etapa avaliada; (3) propor estratégias pedagógicas diversificadas que possam auxiliar a gestão, a equipe pedagógica e os professores no trabalho voltado para minimizar a dificuldade em leitura e escrita dos alunos. O estudo apresenta, como aporte teórico, a perspectiva dos estudos sobre letramento, a partir de publicações como dos autores Magda Soares (2004), Angela B. Kleiman (2002 e 2005), Delaine Cafiero (2005), Laura Silveira Botelho (2017), Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre (2012) e João Wanderley Geraldi (2012), cujos conceitos contribuíram para o entendimento dos processos de alfabetização e letramento, o desenvolvimento da leitura e da escrita e a formação do leitor nos anos finais do ensino fundamental. Para o levantamento de evidências que confirmam o problema investigado, usamos como referência os dados das avaliações externas do Saeb e do Proeb, bem como as taxas de rendimento dos anos finais do ensino fundamental, entre os anos de 2016 e 2023. O estudo adotou a pesquisa qualitativa, baseada na análise de dados secundários obtidos em fontes oficiais, e estudo bibliográfico dos autores de referência. Na etapa da pesquisa de campo, os instrumentos usados foram o grupo focal com professores de Língua Portuguesa, questionário com os alunos do 9º ano e roda de conversa com os discentes que apresentam mais dificuldade em leitura e escrita. Por fim, apresentamos um Plano de Ação Educacional que poderá potencializar o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita, na EEMC. Os resultados desse estudo poderão favorecer as discussões acerca de fatores que podem potencializar o desenvolvimento de habilidades previstas no ensino de Língua Portuguesa, possibilitando o alcance de níveis satisfatórios da leitura e da escrita, nos anos finais do ensino fundamental. |
Abstract: | The present dissertation, developed in the Professional Master's Program in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) at the Center for Public Policy and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora (CAED/UFJF), has the general objective of understanding the factors that contribute to the difficulty in reading and writing among final-year elementary school students at EEMC, in a small city in the interior of Minas Gerais. In addition, the following specific objectives are outlined: (1) to describe the reading and writing difficulties of final-year elementary school students; (2) to analyze the factors that contribute to reading and writing difficulties in the assessed stage; (3) to propose diverse pedagogical strategies that can assist the management, the pedagogical team, and the teachers in their efforts to minimize reading and writing difficulties among final-year elementary school students. The theoretical framework of the study is based on literacy studies, drawing from publications by authors such as Magda Soares (2004), Angela B. Kleiman (2002 and 2005), Delaine Cafiero (2005), Laura Silveira Botelho (2017), Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre (2012), and João Wanderley Geraldi (2012), whose concepts contributed to the understanding of literacy processes, the development of reading and writing skills, and the formation of readers in the final years of elementary school. To gather evidence that confirms the problem investigated in this research, such as data from external evaluations like Saeb and Proeb, and performance rates for final-year elementary school students from 2016 to 2023 (presented in Chapter 2), the study adopted a qualitative research approach, based on the analysis of secondary data obtained from official sources and a bibliographic study of reference authors. In the field research phase, the instruments used were focus groups with Portuguese Language teachers, a questionnaire with 9th-grade students, and a discussion circle with students who experience the greatest difficulties in reading and writing. Finally, we present an Educational Action Plan that can enhance the teaching and learning of reading and writing in the EEMC. The results of this study may enhance discussions about factors that can improve the development of skills required in Portuguese Language education, enabling the achievement of satisfactory levels of reading and writing in the final years of elementary school. |
Palavras-chave: | Leitura e escrita Alfabetização e letramento Anos finais do ensino fundamental Reading and writing Literacy Final years of elementary school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19626 |
Data do documento: | 15-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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