Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19635
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adrianoyamaguti.pdfPDF/A4.56 MBAdobe PDFView/Open
adrianoyamaguti-produtoeducacional.PDF1.65 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marcelo Nagem Valério de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2492455472688118pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Thiago Martins-
dc.contributor.referee1Teixeira, Reinaldo Duque Brasil Landulfo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3921911954661634pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Bruno Rangel Capilé de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1159565063990252pt_BR
dc.creatorYamaguti, Adriano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0945037293801230pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-20T15:46:13Z-
dc.date.available2025-10-20-
dc.date.available2025-10-20T15:46:13Z-
dc.date.issued2025-08-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19635-
dc.description.abstractThis dissertation analyzed how first-year high school students at Escola Estadual Fernão Dias construct knowledge about Agroecology through a Critical Environmental Education (CEE) teaching sequence in Biology classes. The theoretical framework was based on CEE authors who advocate overcoming conservationist and pragmatic practices in favor of critical practices that foster the problematization of socioenvironmental issues and the formation of critical subjects. The empirical work was conducted with 50 students from Escola Estadual Fernão Dias, located in the municipality of São José da Safira, Minas Gerais, using as a methodological strategy a teaching sequence composed of a questionnaire, dialogued lesson, case study, and discussion circle. The initial results revealed a superficial knowledge of Agroecology, as well as a limited understanding of environmental impacts in the local context. However, after the formative activities, students showed progress in understanding agroecological principles, valuing sustainable practices, and critiquing the predominant agribusiness model. Noteworthy outcomes include the strengthening of critical thinking, the appropriation of concepts such as agrobiodiversity and food sovereignty, and the proposal of contextualized solutions to environmental problems identified in the region. The results show that the teaching sequence effectively addressed the research question by promoting students’ transition from limited conceptions to a critical and contextualized understanding of Agroecology and local environmental issues. It fostered the appropriation of concepts such as agrobiodiversity, food sovereignty, and agroecological practices, while encouraging reflection on the impacts of agribusiness and the formulation of solutions aligned with the local reality, articulating social, economic, cultural, and ecological dimensions of the environmentpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação analisou como os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Fernão Dias constroem conhecimentos sobre Agroecologia a partir de uma sequência didática de Educação Ambiental Crítica (EAC) em aulas de Biologia. O referencial teórico fundamentou-se em autores da EAC que defendem a superação de práticas conservacionistas e pragmáticas por práticas críticas, que promovem a problematização de questões socioambientais e a formação de sujeitos críticos. O trabalho empírico foi desenvolvido com 50 estudantes da Escola Estadual Fernão Dias, situada no município de São José da Safira/MG, utilizando como estratégia metodológica uma sequência didática composta por questionário, aula dialogada, estudo de caso e roda de conversa. Os primeiros resultados revelaram um conhecimento superficial sobre Agroecologia, bem como uma compreensão limitada dos impactos ambientais no contexto local. No entanto, após os momentos formativos, os estudantes demonstraram avanços na compreensão dos princípios agroecológicos, na valorização de práticas sustentáveis e na crítica ao modelo de agronegócio predominante. Destacam-se, ainda, o fortalecimento do pensamento crítico, a apropriação de conceitos como agrobiodiversidade e soberania alimentar, e a proposição de soluções contextualizadas para os problemas ambientais identificados na região. Os resultados mostram que a sequência didática respondeu à pergunta de pesquisa ao promover, nos estudantes, a passagem de concepções limitadas para uma compreensão crítica e contextualizada da Agroecologia e dos problemas ambientais locais. Favoreceu a apropriação de conceitos como agrobiodiversidade, soberania alimentar e práticas agroecológicas, além de estimular a reflexão sobre os impactos do agronegócio e a proposição de soluções condizentes com a realidade local, articulando dimensões sociais, econômicas, culturais e ecológicas do ambiente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambiental críticapt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectCritical environmental educationpt_BR
dc.subjectBiology teachingpt_BR
dc.subjectAgroecologypt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleEducação ambiental crítica em aulas de biologia a partir de atividades sobre agroecologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons