https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19706| File | Description | Size | Format | |
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| marianaalmeidapinadecampos.pdf | PDF/A | 1.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
| Type: | Dissertação |
| Title: | As vozes das juventudes: a participação estudantil nos órgãos representativos de uma escola da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais |
| Author: | Campos, Mariana Almeida Pina de |
| First Advisor: | Barboza Filho, Rubem |
| Referee Member: | Souza, Elisabeth Gonçalves de |
| Referee Member: | Carvalho, Rodrigo Chaves de Mello Rodrigues de |
| Resumo: | A presente dissertação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), analisa os fatores que dificultam a participação estudantil na Escola Estadual Pedro Ribeiro Cavalcante Filho, situada no município de Governador Valadares, Minas Gerais. Com o intuito de aprofundar a investigação, estabelece os seguintes objetivos específicos: (1) descrever o contexto da Escola Estadual Pedro Ribeiro Cavalcante Filho, o funcionamento de seus órgãos representativos e a participação dos alunos dos nesses espaços; (2) analisar a atuação dos discentes nos órgãos representativos da referida escola, bem como as ações institucionais que viabilizam essa participação; e (3) propor um Plano de Ação Educacional com foco na promoção e no fomento da participação estudantil nos órgãos representativos da unidade escolar. Nesse contexto, torna-se essencial compreender de que maneira a instituição vivencia a gestão democrática, com ênfase na problemática da baixa adesão dos estudantes às instâncias participativas. A fundamentação teórica apoiase nos conceitos de gestão democrática discutidos por Dayrell (1996, 2003, 2007), incorporando também as contribuições de Carrano (2000, 2009) acerca das identidades culturais juvenis no ambiente escolar. Complementam esse referencial os aportes teóricos de Cury (2008, 2011), Lück (2009), Gadotti (2014) e Paro (2016). A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, articulando diferentes procedimentos metodológicos: análise documental de normativas e registros institucionais, realização de rodas de conversa, aplicação de questionário com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, além da condução de entrevistas semiestruturadas com membros da equipe gestora. Essa etapa empírica possibilita uma compreensão mais aprofundada das experiências e percepções dos sujeitos envolvidos, oferecendo subsídios para a construção de um Plano de Ação Educacional que fortaleça a gestão democrática e o protagonismo estudantil na escola investigada. |
| Abstract: | This dissertation, linked to the Professional Graduate Program in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), examines the factors that hinder student participation at Pedro Ribeiro Cavalcante Filho State School, located in the municipality of Governador Valadares, Minas Gerais. In order to deepen the investigation, the study sets the following specific objectives: (1) to describe the context of Pedro Ribeiro Cavalcante Filho State School, the functioning of its representative bodies, and the participation students in these spaces; (2) to analyze the role students in the school's representative bodies, as well as the institutional actions that enable this participation; and (3) to propose an Educational Action Plan focused on promoting and fostering student participation in the school's representative bodies. In this context, it becomes essential to understand how the institution experiences democratic management, with an emphasis on the theme of student’s low engagement in participatory instances. The theoretical framework is based on the concepts of democratic management discussed by Dayrell (1996, 2003, 2007), also incorporating the contributions from Carrano (2000, 2009) about youth cultural identities within the school environment. This framework is complemented by the theoretical contributions from Cury (2008, 2011), Lück (2009), Gadotti (2014), and Paro (2016). The research adopts a qualitative approach, combining different methodological procedures: document analysis of institutional regulations and records, discussion circles, questionnaires administered to Final Years students (Elementary and High School levels), and semi-structured interviews with members of the school management team. This empirical phase allows for a deeper understanding of the experiences and perceptions of the involved participants, providing support for the development of an Educational Action Plan that strengthens democratic management and student agency in the investigated school. |
| Keywords: | Participação estudantil Gestão democrática Protagonismo juvenil Student participation Democratic management Youth agency |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Institution Initials: | UFJF |
| Department: | Faculdade de Educação |
| Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
| Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19706 |
| Issue Date: | 17-Jun-2025 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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