Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19714
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
brunaferreiralopes.pdfPDF/A5.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
brunaferreiralopes - produtoeducacional.pdf3.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Chang Kuo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1862842899466487pt_BR
dc.contributor.referee1Victer, Eline das Flores-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6171612484179623pt_BR
dc.contributor.referee2Coelho, Flávio de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6313575178526933pt_BR
dc.creatorLopes, Bruna Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-03T11:39:13Z-
dc.date.available2025-10-31-
dc.date.available2025-11-03T11:39:13Z-
dc.date.issued2025-08-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19714-
dc.description.abstractThis work draws on research indicators that point to a sharp increase in internet access, almost exclusively through cell phones, among children and adolescents between the ages of 9 and 17. Considering that there is already an ongoing debate in education about the importance of connecting schools to the context in which students are inserted, and with the aim of developing both statistical knowledge and promoting reflection on the use of screens, the overall objective of the investigation was to analyze how Statistical Education, through an educational opinion survey conducted by first-year high school students at a public school in the city of Juiz de Fora, Minas Gerais, could contribute to reflection on the use of digital media. Drawing on Didactic Engineering as both a methodology and a methodological procedure, an opinion survey was proposed, based on the Nossa Escola Pesquisa sua Opinião (Our School Research Your Opinion) program (NEPSO), which simultaneously connected learning, research, and opinion research projects. Thus, this research, with a mixed approach and exploratory character, based on Didactic Engineering, sought to strengthen pedagogical practices that expanded the possibilities and opportunities for the social use of Statistics.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como ponto de partida os indicadores de pesquisas que apontam um crescimento acentuado de conexão na internet, quase exclusivamente a partir de celulares, por crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos. Considerando que, na Educação já existe um debate contínuo sobre a importância de se conectar a escola ao contexto em que os alunos estão inseridos e com a finalidade de desenvolver tanto conhecimentos estatísticos, como também, promover a reflexão quanto ao uso das telas, o objetivo geral da investigação foi o de analisar como a Educação Estatística, por meio de uma pesquisa educativa de opinião, realizada por alunos do primeiro ano integral do Ensino Médio em uma escola pública da cidade de Juiz de Fora – MG, poderia contribuir para uma reflexão quanto ao uso das mídias digitais. Valendose da Engenharia Didática tanto como metodologia como procedimento metodológico, foi proposto uma pesquisa de opinião, baseado no programa Nossa Escola Pesquisa sua Opinião - NEPSO, que conectou, ao mesmo tempo, projetos de aprendizagem, de investigação e de pesquisa de opinião. Desse modo, esta investigação, de abordagem mista e caráter exploratório, fundamentada na Engenharia Didática, buscou fortalecer práticas pedagógicas que ampliassem as possibilidades e oportunidades de uso social da Estatística.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação estatísticapt_BR
dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
dc.subjectNepsopt_BR
dc.subjectMídias digitaispt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectStatistical educationpt_BR
dc.subjectDidactic engineeringpt_BR
dc.subjectDigital mediapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleEducação estatística e pesquisa de opinião: caminhos para uma reflexão crítica quanto ao uso das mídias digitaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons