https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19728| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| danielaleoneldepaulamendes.pdf | PDF/A | 28.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Clase: | Tese |
| Título : | A virada crítica da formação profissional em serviço social no Brasil: o protagonismo da ABESS e os marcos históricos, teóricos e políticos |
| Autor(es): | Mendes, Daniela Leonel de Paula |
| Orientador: | Moljo, Carina Berta |
| Miembros Examinadores: | Ferreira, Ana Maria |
| Miembros Examinadores: | Santos, Cláudia Mônica dos |
| Miembros Examinadores: | Oliveira, Ana Luiza Avelar de |
| Miembros Examinadores: | Lemos, Esther Luíza de Souza |
| Miembros Examinadores: | Bigogno, Antoniana Dias Defilippo |
| Resumo: | A tese objetivou analisar o processamento da virada crítica da formação profissional durante a Renovação do Serviço Social brasileiro no período de 1964 a 1985, buscando identificar seus marcos históricos, teóricos e políticos e o papel desempenhado pela ABESS neste processo. Partimos de duas hipóteses centrais: 1) a organização política da ABESS e de seus protagonistas foi determinante para a virada crítica da formação profissional em Serviço Social; 2) a XXI Convenção Nacional da ABESS realizada em 1979 em Natal (RN) foi o vetor teórico, metodológico e político que deu sustentação a esse processo. A construção da tese visou compreender a Renovação Crítica do Serviço Social no Brasil durante o período da ditadura empresarial militar (1964 a 1985) e seus vínculos com o Movimento de Reconceituação LatinoAmericano; contextualizar a base conservadora da formação profissional; identificar os marcos históricos, teóricos e políticos que foram determinantes para a virada crítica da formação profissional; analisar a importância da organização política da ABESS e dos protagonistas ligados a entidade na virada crítica da formação profissional; pesquisar as Convenções da ABESS realizadas entre os anos de 1964 a 1985; e estudar os currículos profissionais do período. Realizamos uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, embasada em uma perspectiva materialista, histórica e dialética, com fundamentação na Teoria Social crítica de Karl Marx. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista semiestruturada de final aberto. A tese demonstrou que a virada crítica da formação profissional em Serviço Social no Brasil se constituiu por meio de um longo processo, especialmente no período de 1973 a 1982, sendo que os dados levantados revelaram como se deu esse processamento, seus protagonistas individuais e coletivos, os marcos centrais e a importância da ABESS, comprovando parcialmente as hipóteses iniciais. O estudo se mostrou relevante ao resgatar processos que contribuíram para a emergência da perspectiva crítica do Serviço Social no Brasil, destacando elementos até então pouco aprofundados, além de colaborar com a descoberta e organização de dados relativos ao objeto de estudo. |
| Resumen : | The thesis aimed to analyze the critical turning point of professional training during the Renewal of Brazilian Social Work from 1964 to 1985, seeking to identify its historical, theoretical, and political landmarks and the role played by ABESS in this process. We started from two central hypotheses: 1) the political organization of ABESS and its protagonists was decisive for the critical turning point of professional training in Social Work; 2) the 21st National Convention of ABESS held in 1979 in Natal (RN) was the theoretical, methodological, and political vector that supported this process. The construction of the thesis aimed to understand the Critical Renewal of Social Work in Brazil during the period of the military business dictatorship (1964 to 1985) and its links with the Latin American Reconceitualization Movement; to contextualize the conservative foundation of professional training; to identify the historical, theoretical, and political milestones that were decisive for the critical turn in professional training; to analyze the importance of the political organization of ABESS and the protagonists connected to the entity in the critical turn of professional training; to research the ABESS conventions held between the years 1964 and 1985; and to study the professional curricula of the period. We conducted a qualitative exploratory research, based on a materialist, historical, and dialectical perspective, grounded in the critical social theory of Karl Marx. The methodological procedures used were: bibliographic research, documentary research, and semistructured interviews with open-ended questions. The thesis demonstrated that the critical turning point in professional training in Social Work in Brazil was constituted through a long process, especially during the period from 1973 to 1982, with the data collected revealing how this processing occurred, its individual and collective protagonists, the central milestones, and the importance of ABESS, partially proving the initial hypotheses. The study proved to be relevant by recovering processes that contributed to the emergence of the critical perspective of Social Work in Brazil, highlighting elements that had not been thoroughly explored until then, as well as assisting in the discovery and organization of data related to the study object. |
| Palabras clave : | Serviço social Formação profissional Virada crítica ABESS Social work Professional training Critical turning point |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla de la Instituición: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Serviço Social |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Serviço Social |
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19728 |
| Fecha de publicación : | 29-sep-2025 |
| Aparece en las colecciones: | Doutorado em Serviço Social (Teses) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons