Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19736
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
julianamirandadefaria.pdfPDF/A1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Educação escolar e transgeneridade: como uma escola em Conselheiro Lafaiete/MG acolhe seus estudantes transgêneros
Autor(es): Faria, Juliana Miranda de
Orientador: Kistemann Júnior, Marco Aurélio
Miembros Examinadores: Dutra, Rogéria Campos de Almeida
Miembros Examinadores: Esquincalha, Agnaldo da Conceição
Resumo: Esta pesquisa de mestrado foi desenvolvida no âmbito do Programa de PósGraduação Profissional do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. O estudo partiu da experiência da autora na escola estadual em que trabalha, na qual observou que estudantes transgêneros menores de idade solicitavam aos professores que fossem identificados pelo nome social, mesmo sem terem formalizado tal requisição junto à instituição. Dessa forma, a pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: Como a escola identifica e acolhe efetivamente seus estudantes transgêneros? O objetivo geral consistiu em compreender os desafios para acolher estudantes transgêneros e as medidas adotadas pela Escola Estadual “Domingos Bebiano” para garantir sua inclusão no ambiente pedagógico. Os objetivos específicos foram: (i) descrever a estrutura da escola, considerando o espaço físico, as relações humanas e o arcabouço legal que ampara estudantes e instituição na garantia de direitos; (ii) analisar as causas dos desafios encontrados para o acolhimento de estudantes transgêneros; e (iii) propor um Plano de Ação Educacional que aponte caminhos para consolidar a inclusão desses estudantes no contexto escolar. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, a partir de entrevistas semiestruturadas com a direção, supervisão, professores e assistentes técnicos de educação básica. Os resultados indicam que o acolhimento de estudantes trans não ocorre de forma satisfatória, restringindo-se, em grande parte, ao uso do nome social, mesmo quando a documentação formal ainda não foi regularizada. Observou-se, ainda, que há ações de mediação entre família e estudantes e práticas de escuta, mas ausência de diretrizes institucionais claras para o acolhimento. A partir desses dados, elaborou-se um Plano de Ação Educacional visando mitigar os desafios identificados. Conclui-se que a instituição não está plenamente preparada para o acolhimento de estudantes trans e que é necessário implementar ações que promovam uma convivência harmoniosa frente à diversidade de gênero presente na sociedade contemporânea.
Resumen : This master's research was developed within the Professional Graduate Program of the Center for Public Policy and Education Assessment at the Federal University of Juiz de Fora. The management case arose from the author's experience at the state school where she works, where she noticed that underage transgender students were asking teachers to identify them by their social name, even though their request had not been legally made to the institution. Thus, this research began with the following question: How does the school effectively identify and welcome its transgender students? The overall objective is to understand the challenges of welcoming transgender students, as well as the measures taken by the Domingos Bebiano State School to ensure these students are welcomed into the educational environment. The specific objectives we defined were: to describe the school's structure: from the physical space to human relationships; as well as the legal framework that protects the school and students in the exercise of their rights; to analyze the causes of the challenges faced by the school in welcoming transgender students; To propose an educational action plan that can identify ways to consolidate the inclusion of transgender students in the school environment. To this end, qualitative research was conducted based on semi-structured interviews with school principals, supervisors, teachers, and technical assistants in basic education. The results demonstrate that the reception of trans students is not satisfactory, limited to referring to them by their social name, even if they do not yet have formal documentation. Thus, the data indicate mediation and listening actions between families and students; and the absence of guidelines for welcoming trans students. Based on this, an Educational Action Plan was developed to mitigate the challenges encountered. Therefore, it is considered that the institution is not prepared to welcome trans students and that actions need to be implemented to ensure harmonious coexistence, given the gender diversity that exists in contemporary society.
Palabras clave : Educação inclusiva
Estudantes transgêneros
Legislação educacional
Acolhimento escolar
Inclusive education
Transgender identity
Educational legislation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19736
Fecha de publicación : 1-oct-2025
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons