Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19746
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
caaiomarceloferreiradasilva.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O fazer jornalismo no X (Twitter): a busca de informações através de "Choquei"
Autor(es): Silva, Caio Marcelo Ferreira da
Orientador: Ribeiro, Janaina de Oliveira Nunes
Miembros Examinadores: Rodrigues, Flávio Lins
Miembros Examinadores: Pernisa Júnior, Carlos
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a prática jornalística no X (antigo Twitter) e entender como algumas páginas de entretenimento abordam o conteúdo informativo em seus perfis. O ponto de partida surge no conceito de infotenimento, na construção de um histórico do jornalismo e das maneiras que se constituem uma notícia. O bloco é norteado por nomes como Nilson Lage (2014), Nelson Traquina (2005), Fábia Angélica Dejavite (2006), Mauro Wolf (2003), entre outros. Em um segundo momento, o foco é entender como acontecem as dinâmicas de interação/relacionamento entre usuários no espaço digital e como são pensadas as produções de conteúdo destas páginas de entretenimento que absorvem material noticioso dentro de sua linha editorial. Para isso, são usados os estudos e reflexões de Luís Martino, Raquel Recuero (2009), Ramón Salaverría (2024) e Palácios (1999). Em uma tentativa de comprovar em termos práticos tudo o que foi debatido na parte teórica, a pesquisa se nutre de uma análise de caso de 70 tweets coletados da página Choquei na plataforma X, analisando seu conteúdo e dividindo-o entre blocos temáticos. Após a análise, conclui-se que a página não poderia ser considerada produtora de um jornalismo consciente, mas que ainda assim conquistaria o acesso de internautas pelo engajamento e capital social promovido em sua dinâmica interna.
Resumen : This research aims to analyze the practice of journalism on X (formerly Twitter) and understand how some entertainment pages approach informative content on their profiles. The starting point is the concept of infotainment, the construction of a historical overview of journalism and the ways in which a news is created. The block is guided by names such as Nilson Lage (2014), Nelson Traquina (2005), Fábia Angélica Dejavite (2006), Mauro Wolf (2003), among others. In a second step, the focus is on understanding how the dynamics of interaction/relationship between users take place in the digital space and how the production of content on these entertainment pages that absorb news material within their editorial line is thought out. To this end, the studies and reflections of Luís Martino, Raquel Recuero (2009), Ramón Salaverría (2024) and Palácios (1999) are used. In an attempt to prove in practical terms everything that was discussed in the theoretical part, the research is based on a case analysis of 70 tweets collected from the Choquei page on the X platform, analyzing their content and classifying them into thematic blocks. After the analysis, it was concluded that the page could not be considered a producer of conscious journalism, but that it would still gain access to internet users due to the engagement and social capital promoted in its internal dynamics.
Palabras clave : Infotenimento
Jornalismo digital
Redes sociais
Twitter
Choquei
Infotainment
Digital journalism
Social networks
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19746
Fecha de publicación : oct-2024
Aparece en las colecciones: Jornalismo - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons