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dc.contributor.advisor1Ribeiro, Janaina de Oliveira Nunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8582041950201449pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Flávio Lins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6027133580735662pt_BR
dc.contributor.referee2Pernisa Júnior, Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3402056676199307pt_BR
dc.creatorSilva, Caio Marcelo Ferreira da-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-10T11:47:49Z-
dc.date.available2025-11-10T11:47:49Z-
dc.date.issued2024-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19746-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the practice of journalism on X (formerly Twitter) and understand how some entertainment pages approach informative content on their profiles. The starting point is the concept of infotainment, the construction of a historical overview of journalism and the ways in which a news is created. The block is guided by names such as Nilson Lage (2014), Nelson Traquina (2005), Fábia Angélica Dejavite (2006), Mauro Wolf (2003), among others. In a second step, the focus is on understanding how the dynamics of interaction/relationship between users take place in the digital space and how the production of content on these entertainment pages that absorb news material within their editorial line is thought out. To this end, the studies and reflections of Luís Martino, Raquel Recuero (2009), Ramón Salaverría (2024) and Palácios (1999) are used. In an attempt to prove in practical terms everything that was discussed in the theoretical part, the research is based on a case analysis of 70 tweets collected from the Choquei page on the X platform, analyzing their content and classifying them into thematic blocks. After the analysis, it was concluded that the page could not be considered a producer of conscious journalism, but that it would still gain access to internet users due to the engagement and social capital promoted in its internal dynamics.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar a prática jornalística no X (antigo Twitter) e entender como algumas páginas de entretenimento abordam o conteúdo informativo em seus perfis. O ponto de partida surge no conceito de infotenimento, na construção de um histórico do jornalismo e das maneiras que se constituem uma notícia. O bloco é norteado por nomes como Nilson Lage (2014), Nelson Traquina (2005), Fábia Angélica Dejavite (2006), Mauro Wolf (2003), entre outros. Em um segundo momento, o foco é entender como acontecem as dinâmicas de interação/relacionamento entre usuários no espaço digital e como são pensadas as produções de conteúdo destas páginas de entretenimento que absorvem material noticioso dentro de sua linha editorial. Para isso, são usados os estudos e reflexões de Luís Martino, Raquel Recuero (2009), Ramón Salaverría (2024) e Palácios (1999). Em uma tentativa de comprovar em termos práticos tudo o que foi debatido na parte teórica, a pesquisa se nutre de uma análise de caso de 70 tweets coletados da página Choquei na plataforma X, analisando seu conteúdo e dividindo-o entre blocos temáticos. Após a análise, conclui-se que a página não poderia ser considerada produtora de um jornalismo consciente, mas que ainda assim conquistaria o acesso de internautas pelo engajamento e capital social promovido em sua dinâmica interna.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInfotenimentopt_BR
dc.subjectJornalismo digitalpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectTwitterpt_BR
dc.subjectChoqueipt_BR
dc.subjectInfotainmentpt_BR
dc.subjectDigital journalismpt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleO fazer jornalismo no X (Twitter): a busca de informações através de "Choquei"pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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