Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19749
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
luizotaviodefreitasoliveirafilho.pdfPDF/A1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Sampaio, Danilo de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0823851256773575pt_BR
dc.contributor.referee1Christo, Eliane da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0831388652787701pt_BR
dc.contributor.referee2Fagundes, André Francisco Alcântara-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4605993276758331pt_BR
dc.creatorOliveira Filho, Luiz Otavio de Freitas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6006165707500263pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-10T11:53:22Z-
dc.date.available2025-11-07-
dc.date.available2025-11-10T11:53:22Z-
dc.date.issued2025-09-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19749-
dc.description.abstractThis study addressed water scarcity, a finite resource that is becoming scarcer due to factors such as climate change, population growth, and urban expansion, using the Theory of Planned Behavior (TPB). The importance of consuming water sustainably has become a global concern and one of the Sustainable Development Goals (SDGs) proposed by the United Nations (UN) to meet the document called Agenda 2030. To understand how the perception of water scarcity affects consumption behavior in households, the research questioned: "Does the perception of scarcity influence water consumption behavior in households in Juiz de Fora?" The results, based on 90 respondents, indicated that subjective norms and perceived behavioral control are significant predictors of the intention for responsible water consumption. The study suggests that public policies should focus on social norms, capacity building to increase perceived control, and awareness about scarcity to promote responsible water consumption, contributing to SDG 6.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo abordou a escassez de água, um recurso finito o qual está se tornando mais escasso devido a fatores como mudanças climáticas, crescimento populacional e expansão urbana utilizando a Teoria do Comportamento Planejado (TCP). A importância de consumir água de forma sustentável tornou-se uma preocupação global e um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para atender o documento denominado Agenda 2030. Para compreender como a percepção da escassez de água afeta o comportamento de consumo em residências, a pesquisa questionou: "A percepção de escassez influencia o comportamento de consumo de água em domicílios de Juiz de Fora?" Os resultados, baseados em 90 respondentes, indicaram que normas subjetivas e controle comportamental percebido são preditores significativos da intenção de consumo responsável de água. O estudo sugere que políticas públicas devem focar em normas sociais, capacitação para aumentar o controle percebido e conscientização sobre a escassez para promover o consumo responsável de água, contribuindo para o ODS 6.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectODS 6pt_BR
dc.subjectTeoria do comportamento planejadopt_BR
dc.subjectEscassez de águapt_BR
dc.subjectONUpt_BR
dc.subjectSDG 6pt_BR
dc.subjectTheory of planned behaviorpt_BR
dc.subjectWater scarcitypt_BR
dc.subjectUnited Nationspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titlePercepção de escassez de água e seu impacto no comportamento de consumo: abordagem do ODS 6 baseada na teoria do comportamento planejadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Acadêmico em Administração



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons