Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19778
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
paolacogliatticurione.pdf569.79 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Leal, Paulo Roberto Figueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9631665928287598pt_BR
dc.contributor.referee1Americano, Letícia Barbosa Torres-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2504467740136560pt_BR
dc.contributor.referee2Borges Junior, Eli-
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4808077090461020pt_BR
dc.creatorCurione, Paola Cogliatti-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-14T11:16:30Z-
dc.date.available2025-11-14T11:16:30Z-
dc.date.issued2024-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19778-
dc.description.abstractThis work aims to investigate how the image of Luiz Inácio Lula da Silva was built through the news framing carried out by the newspaper Folha de S.Paulo on the economy during the 2002 and 2022 elections. For this, analysis methodologies used Framing, as proposed by Mauro Porto (2002), and the analysis of valences. As a cross-section of the research universe, materials were selected in their digitized versions, covering the period of two days before the election, the day of voting and the following day. The results indicate that coverage predominantly focused on isolated and specific events on the economic agenda, that is, the “episodic” framing was predominant in the analysis. Regarding valences, that is, the positive, neutral or negative orientation of the coverage, it was found that the dominant approach in both claims was neutral, in addition, it brought an increase of more than 10% in the relevant number in 2022 compared to the scenario 20 years before, while positive and negative valences registered a decrease.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca investigar como se deu a construção da imagem de Luiz Inácio Lula da Silva por meio do enquadramento noticioso realizado pelo jornal Folha de S.Paulo sobre a economia nas eleições de 2002 e de 2022. Para isso, foram empregadas as metodologias de análise de enquadramento, conforme proposta por Mauro Porto (2002), e a análise de valências. Como recorte do universo da pesquisa, foram selecionadas matérias em suas versões digitalizadas, abrangendo o período de dois dias antes da eleição, o dia da votação e o dia seguinte. Os resultados apontam que a cobertura majoritária focou em eventos isolados e específicos sobre a pauta econômica, ou seja, o enquadramento “episódico” foi predominante na análise. No que se refere às valências, ou seja, a orientação positiva, neutra ou negativa da cobertura, observou-se que o enfoque dominante em ambos os pleitos foi uma abordagem neutra, além disso, verificou-se um aumento superior a 10% no número dessas matérias em 2022 em comparação com o cenário de 20 anos atrás, enquanto as valências positiva e negativa registraram uma diminuição.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectLulapt_BR
dc.subjectFolha de S. Paulopt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectEleiçõespt_BR
dc.subjectEnquadramentopt_BR
dc.subjectViolênciaspt_BR
dc.subjectEconomypt_BR
dc.subjectElectionspt_BR
dc.subjectFramingpt_BR
dc.subjectValencespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleA imagem de Lula nas eleições de 2002 e 2022: o enquadramento noticioso do jornal Folha de S.Paulo sobre a economia nos períodos eleitoraispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Jornalismo - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons